MENU
Logo Amazonas Um

Copyright © Portal Amazonas1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.

Furacão Ida atinge categoria 4 ao chegar à Costa do Golfo, nos EUA

Furacão Ida está com ventos de 241 km/h; Nova Orleans, no sul dos EUA, que sofreu com o Katrina em 2005, pode ser uma das mais afetadas
Da Redação – Portal AM1*
• Publicado em 29 de agosto de 2021 – 11:45
furacão
Furacão Ida visto do espaço. Foto: NOAA/Reuters

ESTADOS UNIDOS – O furacão Ida atingiu a categoria 4 neste domingo (29), com ventos de 241 km/h. A informação foi confirmada pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).

Nesse momento, o furacão está ao sul da foz do rio Mississippi, e deve chegar ao estado da Louisiana até a tarde deste domingo. O Ida atingiu Cuba na sexta-feira (27), e desde então, é considerado “extremamente perigoso”.

De Cuba até os Estados Unidos, o fenômeno ganhou uma velocidade de 56 km/h em velocidade do vento. Isso aconteceu em apenas seis horas, conforme o NHC.

Reflexos da tempestade já estão chegando na Costa do Golfo, atingindo a região do sudeste da Louisiana, onde estão cidades como Nova Orleans. Já nas primeiras horas deste domingo, uma estação meteorológica identificou um vento de 96 km/h e uma rajada de 119 km/h.

Leia mais: Ao menos 7 morrem após passagem de furacão Grace no México

Os alertas de furacão estão em vigor desde Intracoastal City, na Louisiana, até a foz do Rio das Pérolas. Dentro dessa extensão, estão o Lago Pontchartrain, o Lago Maurepas e a própria Nova Orleans. A cidade foi devastada pelo furacão Katrina, de categoria 3, em 2005, que matou mais de mil pessoas em toda a região metropolitana da cidade.

Outros estados afetados devem ser o Mississippi e o Alabama. Segundo o NHC, há riscos de uma tempestade com enchente grave também neste domingo, nas costas dos dois estados. A inundação, inclusive, pode trazer risco de vida.

Se o Ida atingir a costa da Louisiana como previsto, será o quarto furacão a atingir o estado desde agosto do ano passado e o terceiro grande furacão na Louisiana nesse período de tempo.

(*) Com informações da CNN Brasil.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.

Publicidade

Publicidade

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap