Manaus, 3 de julho de 2025
×
Manaus, 3 de julho de 2025

Cenário

Galeria de ex-presidentes da Aleam é excluída de site

Novo layout definido em 2022 não contempla a galeria de ex-presidentes.

Galeria de ex-presidentes da Aleam é excluída de site

Assembleia Legislativa do Amazonas (Foto: Reprodução/Casa Civil)

Manaus (AM) – A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) removeu de seu site a galeria que registrava os ex-presidentes da Casa. Atualmente sob a presidência do deputado estadual Roberto Cidade, que iniciou nesta segunda-feira seu terceiro mandato consecutivo, a Aleam não possui mais essa seção após a reformulação do portal.

Até 2021, o site ainda exibia a aba com fotos e nomes dos ex-presidentes, mas a atualização conduzida na gestão de Cidade resultou em sua remoção. Antes da reformulação, o conteúdo já estava desatualizado, apresentando como último presidente registrado o então deputado Josué Neto, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) hoje. Depois dele, a Casa ainda foi liderada por David Almeida (Avante), atual prefeito de Manaus; posteriormente por Josué Neto, quando ainda foi deputado.

Procurado pelo Portal AM1 e questionado sobre a exclusão da galeria de presidentes, a diretoria de comunicação do Legislativo afirmou que o problema será resolvido com um novo site que irá disponibilizar não só a galeria de ex-presidentes, mas de todos os deputados que já passaram pela Aleam.

Sem história

O Portal AM1 também procurou analistas políticos para saber o impacto dessa decisão para a história da Aleam. Para o professor de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), ignorar a história dos dirigentes é um ataque à democracia.

“Primeiro movimento ao desprezar a democracia é destruir a memória coletiva. Ignorar a memória de uma assembleia legislativa é apagar a história de seus dirigentes”, afirmou Nascimento.

Helso Ribeiro, professor de Direito, vai mais além. Na sua opinião, não se poderia apagar a galeria do site. “A história é um conselheiro, você não pode apagar. A história da instituição é feita pelos seus membros e seus dirigentes. Eu adoraria saber que a nova atualização que virá tenha todas essas informações.”

 

LEIA MAIS: