Manaus, 13 de maio de 2024
×
Manaus, 13 de maio de 2024

Mundo

Galinhas têm pensamento lógico e até são maquiavélicas, diz estudo

Cientistas desmistificam a crença de que as penosas são burras.

Galinhas têm pensamento lógico e até são maquiavélicas, diz estudo

Estudo diz que galinhas são inteligentes - Reprodução

Um estudo americano publicado pelo jornal “Animal Cognition”, especializado em ciência, derruba a crença de que galinhas são bichos burros. E mais: têm personalidades distintas, pensamento mais lógico do que crianças e até tendências maquiavélicas.

Estudo diz que galinhas são inteligentes – Reprodução

Durante a pesquisa, os machos fizeram chamados indicando que teria comida em suas jaulas para atrair fêmeas e cacarejaram mais baixo durante a corte na presença de outros machos, o que mostra uma tentativa de não alertar os rivais.

“Diferentemente de outras aves, galinhas são categorizadas como mercadoria, sem autenticidade de um animal real”, disse Loro Marino, cientista coordenador da pesquisa, lembrando que as penosas têm senso de contagem, conseguindo discernir a quantidade de ovos que eclodiram: “Galinhas são capazes de raciocinar e usar a lógica, coisa que os humanos só costumam aprender aos sete anos de idade”.

A comunicação também chamou a atenção dos pesquisadores: “Elas possuem um vasto repertório sonoro, com até 24 vocalizações diferentes, usadas para atrair parceiros ou avisar sobre a presença de perigo, além de sentirem uma gama de sentimentos positivos ou negativos, incluindo medo, antecipação e ansiedade.

 

 

*Informações retiradas do IG