Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Esportes

GM Quintiliano conquista bicampeonato no ‘Manaus Chess Open 2023’

O torneio, que está em sua 2ª edição, teve início no último dia 10 e teve a final realizada nesta terça-feira (17) no Novotel, localizado na zona Sul de Manaus.

GM Quintiliano conquista bicampeonato no ‘Manaus Chess Open 2023’

GM Quintiliano (Foto: Del Lima)

Manaus (AM) – Após quatro horas de uma intensa batalha estratégica e habilidades, o grande mestre paulistano Quintiliano reafirmou seu domínio no tabuleiro ao conquistar, nesta terça-feira (17), pelo segundo ano consecutivo, o título de campeão do “Manaus Chess Open 2023”.

A grande final, na nona e última rodada da competição, trouxe consigo a promessa de um embate intelectual com Quintiliano, campeão da última edição, enfrentando um desafio árduo para garantir sua posição de destaque e o bicampeonato.

Seu adversário, o grande mestre estreante no torneio, o uruguaio Andres Rodriguez, estava à beira da glória, precisando apenas de um empate para assegurar o campeonato e desbancar o brasileiro em caso de vitória.

No entanto, o tabuleiro viu mais uma vez a maestria de Quintiliano, que se manteve no topo e fortaleceu ainda mais a sua hegemonia. Com jogadas calculadas e estratégias impecáveis, Renato Rodrigues Quintiliano Pinto emergiu vitorioso, consolidando seu reinado no “Manaus Chess Open 2023”.

“Eu fiquei bem feliz ano passado por ter ganhado logo na primeira edição e, agora, repetir isso, é muito legal; até porque o torneio não foi tão fácil, foi bem difícil. Mas consegui ganhar as últimas rodadas e tive também um pouco de sorte”, destacou Quintiliano.

O grande mestre também destacou que o nível dos jogadores deste ano é muito alto e ter o “Manaus Chess Open” é uma oportunidade para que enxadristas da região tenham contato com jogadores mais experientes e grandes mestres e, com isso, ganhem também experiência e fiquem cada dia melhores.

“Nos contatos com a organização eu vejo que eles estão bem motivados a desenvolver o xadrez não só no ‘Manaus Chess Open’, mas também dentro das escolas e movimentar a cena do xadrez local. É muito importante quando você tem um evento deste nível anual, porque você possibilita que jogadores – que não conseguem participar de torneios que são longe – possam enfrentar adversários experientes e grandes mestres”, frisou.

A vitória do grande mestre não apenas consagra seu nome na história do “Manaus Chess Open” como bicampeão, mas também destaca a importância da perseverança, estratégia e dedicação no mundo fascinante do xadrez de alto nível.

Amazonenses

Os enxadristas amazonenses também deixaram sua marca no torneio, o mestre FIDE Andrey Neves destacou-se como o melhor entre seus conterrâneos, conquistando a primeira posição entre os amazonenses e alcançando uma impressionante 11ª colocação na competição geral.

Logo atrás, Felipe Jairo Simas Neto demonstrou sua habilidade excepcional garantindo o 12º lugar no torneio e contribuindo para o prestígio da cena enxadrística local.

Em terceiro lugar, entre os representantes do Amazonas, Suan Lira, atual campeão brasileiro do sub-14, conquistou a 22ª posição no geral, revelando sua destemida competência em um campo repleto de talentos.

Esses resultados ressaltam não apenas a excelência individual dos enxadristas amazonenses, mas também a vitalidade e qualidade do xadrez praticado na região.

O “Manaus Chess Open 2023” não apenas celebrou o talento internacional, mas também destacou o brilho local que contribui para o enriquecimento do cenário enxadrístico brasileiro.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: