Manaus, 22 de março de 2025
×
Manaus, 22 de março de 2025

Cidades

Governador anuncia pagamento de progressão vertical a professores e pedagogos

Em um vídeo, Lima afirmou que os pagamentos retroativos referentes ao mês de fevereiro serão feitos juntamente com o pagamento de março.

Governador anuncia pagamento de progressão vertical a professores e pedagogos

(Foto: Alex Pazuello/Secom)

Manaus (AM) – Após o feriadão de Carnaval, o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), anunciou o pagamento de progressão vertical para mais de dois mil professores e pedagogos. O anúncio ocorreu por meio das redes sociais do mandatário nesta quinta-feira (6).

Em um vídeo, Lima afirmou que os pagamentos retroativos referentes ao mês de fevereiro serão feitos junto ao pagamento de março.

“É uma forma de a gente valorizar esses dedicados profissionais que estão ajudando a pavimentar um caminho seguro para as nossas crianças”, afirma Wilson Lima.

As progressões verticais na carreira de professores e pedagogos referem-se à evolução funcional do profissional dentro do plano de carreira, geralmente, por meio da obtenção de novos títulos acadêmicos específicos ou da aprovação em processos seletivos internos e pontuação alcançada.

Esse tipo de progressão permite que o servidor avance para níveis mais altos da carreira, com aumento de salário e novas responsabilidades.

Apesar da boa notícia, alguns professores comentaram na publicação do governador cobrando o pagamento das progressões horizontais, que, segundo eles, estão atrasadas.

Outros pagamentos

Na semana passada, Wilson Lima autorizou o pagamento das progressões horizontais e promoções verticais para cinco mil servidores da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), referentes aos anos de 2014 e 2015.

A decisão foi publicada por meio do Decreto n.º 51.196, de 14 de fevereiro de 2025. Em vídeo compartilhado nas redes sociais, o governador também afirmou que os valores já estavam na conta dos servidores que receberam o pagamento de fevereiro, incluindo os montantes referentes às progressões e promoções.

Em janeiro de 2023, a medida também foi concedida referente aos anos de 2012 e 2013 para a categoria, beneficiando mais de 3 mil profissionais do quadro efetivo da Saúde, que há mais de uma década, não tinham progressão e promoção nas carreiras.

 

LEIA MAIS: