Manaus, 7 de maio de 2024
×
Manaus, 7 de maio de 2024

Cidades

Governo anuncia exoneração de delegado e demais presos na Operação ‘Garimpo Urbano’

A nota do governo anunciou o afastamento e exoneração dos suspeitos presos na operação

Governo anuncia exoneração de delegado e demais presos na Operação ‘Garimpo Urbano’

Foto divulgação

MANAUS, AM Após a deflagração da Operação “Garimpo Urbano”, nesta sexta-feira (9), em Manaus, e simultaneamente no Pará, o governo estadual anunciou por meio de nota à imprensa que todos os agentes de segurança envolvidos serão afastados dos cargos e exonerados da função.

Acompanhe a nota na íntegra

NOTA – Operação Gaeco

O Governo do Amazonas informa que os agentes públicos estaduais alvos da operação deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco), na manhã desta sexta-feira (09/07), serão afastados dos cargos que ocupam e exonerados das funções.

Leia mais: Operação da PF e MP prende delegado da cúpula de Inteligência do Amazonas

O Governo do Estado ressalta que condutas ilícitas de qualquer servidor público estadual não são toleradas e que vai colaborar com as investigações, prestando todas as informações necessárias aos órgãos de fiscalização e à Justiça.

Comandante da Inteligência preso

Samir Freire, delegado da Polícia Civil do Amazonas, que coordenava a Secretaria de Segurança Pública Adjunta de Inteligência (SEAI), um dos principais setores da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM), foi preso em sua casa, no condomínio Ponta Negra 2, zona oeste de Manaus.

O delegado já comandou o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e foi delegado coordenador do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera). Atuou como adjunto da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), e também atuou como plantonista no 9º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e 10º DIP.

Ainda assumiu as funções de adjunto da Delegacia Especializada em Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre), diretor do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc) e titular da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (Dema).

Em 2018, Samir Freire foi titular da Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (DECP) e adjunto da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD).