
(Foto: Ayrton Lopes (Decon/Fapeam)
Manaus (AM) – O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), está investindo R$ 5,3 milhões para fortalecer programas de pós-graduação no estado.
O objetivo é reduzir desigualdades e melhorar a qualidade dos cursos avaliados com conceito 3 pela Capes, ajudando-os a alcançar conceito 4.
O investimento faz parte do Programa de Redução de Assimetrias na Pós-Graduação (PRAPG), que selecionou quatro projetos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
As áreas beneficiadas incluem biotecnologia, geociências, ciências farmacêuticas e tecnologia de recursos aquáticos.
Durante a reunião de alinhamento dos projetos, realizada na sede da Fapeam, a diretora-presidente da fundação, Márcia Perales Mendes Silva, destacou que a capacitação de pesquisadores e a oferta de bolsas são prioridades do governo para impulsionar a pós-graduação no estado.
Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEA, Roberto Sanches Mubarac Sobrinho, o PRAPG é essencial para apoiar programas que enfrentam dificuldades. Já a representante da Ufam, Karla de Jesus, ressaltou que a iniciativa ajudará a melhorar o desempenho acadêmico da região Norte nos próximos anos.
Com essa parceria, o Amazonas busca fortalecer a pesquisa científica e formar profissionais altamente qualificados, contribuindo para o desenvolvimento regional e nacional.
A Fapeam assinou acordo de cooperação técnica com a Capes, no mês de setembro de 2024, para contribuir com a formação de recursos humanos qualificados no âmbito do PRAPG, Edital n.º 014/2023. A assinatura entre as duas instituições ocorreu durante o 65º Fórum Nacional do Confap, no Rio de Janeiro.
LEIA MAIS:
- Fapeam lança editais inéditos para mulheres na ciência com foco no interior e capital
- Programa Amazonas Fapeam + Objetivos de Desenvolvimento Sustentável recebe inscrições até 28 de janeiro
- Fapeam recebe inscrições para o Programa de Apoio à Criação de Jogos Eletrônicos até dia 9 de janeiro
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.