Manaus, 4 de novembro de 2024
×
Manaus, 4 de novembro de 2024

Cidades

Governo do AM lança edital para incentivar tecnologias de combate aos impactos climáticos

O edital, apresentado durante evento na sede da Fapeam, visa fomentar o desenvolvimento de soluções tecnológicas para mitigar os impactos da estiagem no Amazonas.

Governo do AM lança edital para incentivar tecnologias de combate aos impactos climáticos

(Foto: Celso Maia/Portal AM1)

Manaus (AM) – Em meio à estiagem severa que afeta diversas regiões do Brasil e altera a rotina dos moradores do Amazonas, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) lançou, nesta quinta-feira (3), um edital para credenciamento de instituições voltadas à transferência de tecnologias que ajudem a enfrentar a seca e outros eventos climáticos e ambientais no estado.

O edital, apresentado durante evento na sede da Fapeam, visa fomentar o desenvolvimento de soluções tecnológicas para mitigar os impactos da estiagem no Amazonas.

A iniciativa faz parte das ações do Governo do Amazonas, por meio do Comitê de Enfrentamento à Estiagem e Eventos Climáticos e Ambientais, em parceria com o Comitê Técnico-Científico do Estado (CTC/AM), ambos coordenados pela Fapeam.

Ao Portal AM1, a diretora-presidente da instituição, Márcia Perales, destacou a importância da chamada pública, explicando que as tecnologias submetidas serão avaliadas quanto à sua capacidade de contribuir para reduzir os efeitos da seca no estado.

“É um edital público, então as instituições precisam se credenciar e detalhar as tecnologias que serão disponibilizadas ao governo do Estado. Nós precisamos, com toda a equipe do governo, fazer uma avaliação de quais tecnologias são mais importantes e necessárias neste momento. Esse é um processo que vamos realizar coletivamente, para que as tecnologias recomendadas possam ser utilizadas não só a curto prazo, mas também a médio prazo”, explicou Peralles.

Estiagem

Durante o evento, o secretário adjunto da Defesa Civil do Amazonas, coronel Clóvis Araújo, participou de uma coletiva de imprensa, onde foi questionado sobre a atual situação da estiagem no estado.

O coronel informou que o Governo do Amazonas, em parceria com órgãos competentes, está implementando uma série de medidas para enfrentar os impactos da seca. Segundo Araújo, as ações envolvem monitoramento constante das áreas mais afetadas e a coordenação de operações emergenciais para garantir o abastecimento de água e apoio às comunidades atingidas.

“Nós temos hoje mais de 700 mil pessoas lançadas no sistema de informação sobre desastres, passadas pelos municípios. O Estado já está chegando a 100 mil cestas em processo de distribuição. Estamos levando caixas d’água, purificadores de água do projeto Água Boa e instalando estações de tratamento móveis de água, que ficam nas embarcações, trafegando por rios que ainda têm condições de navegabilidade”, declarou Clóvis.

 

LEIA MAIS: