Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Cenário

Governo não vai permitir desembarque de passageiros de cruzeiro no Amazonas

Governador publicou vídeo em suas redes sociais determinando que "nenhum passageiro de navio turístico vai descer em solo amazonense", devido à pandemia do coronavírus

Governo não vai permitir desembarque de passageiros de cruzeiro no Amazonas

Os 680 passageiros do navio turístico que estava programado para atracar no porto de Manaus nesta quarta-feira, 18, não poderão descer em solo amazonense. A determinação é do governador Wilson Lima, que fez pronunciamento na tarde desta terça-feira, 17, através de suas redes sociais.

A medida se dá devido à pandemia do coronavírus, segundo o governador. De acordo com Lima, com base no Decreto Estadual n° 42.061, que determina a adoção de medidas preventivas para evitar a propagação do novo coronavírus (Covid-19), nenhum passageiro ou tripulante do navio será autorizado a desembarcar na cidade.

“Acabo de dar a ordem para que nenhum passageiro de navio turístico desça nos portos do Amazonas durante essa crise do coronavírus”, escreveu.

“Estou aqui para trazer um esclarecimento, sobre a questão de um navio que está trazendo 680 turistas da Alemanha. Tem muita gente questionando se os passageiros vão descer, se o navio vai atracar aqui ou não, a minha determinação é o seguinte: ‘ninguém vai descer em solo amazonense'”, determinou.

Wilson Lima esclareceu que, em condições normais, os turistas são bem-vindos, mas diante da pandemia do coronavírus, a medida foi necessária.

“Não podemos colocar a nossa população em risco. Eles vão atracar no porto por uma questão humanitária e vão abastecer a embarcação com água potável, e com mantimentos para que possam voltar a sua origem, sua terra Natal, que é na Alemanha. Volto a repetir, nenhum passageiro, nenhum turista vai descer em solo amazonense”.

O Decreto n° 42.061, assinado por Wilson Lima na segunda-feira, 16, determina que “a autoridade portuária do Estado do Amazonas, responsável pela administração do porto de Manaus, poderá suspender as operações de atracação de cruzeiros e outras embarcações de passageiros de grande porte, nos termos dos incisos VIII e X do 1º art. 17 da Lei Federal nº 12.815, de 5 de junho de 2015”.

Segundo a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), o cruzeiro Amera será o último navio a aportar em Manaus na atual temporada. Outros cincos, que já estavam programados, foram cancelados.