Manaus (AM) – Projetos na área de popularização da ciência relacionados à aquicultura, fomentados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), foram apresentados neste sábado (23/11), durante a 18ª edição do Programa Governo Presente. A ação ocorreu no Centro de Tempo Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho, no bairro Educandos, localizado na zona Sul de Manaus.
No estande da Fapeam, os visitantes puderam conhecer os projetos “Aquicultura na Amazônia para o mundo ver” fomentado pelo Programa de Apoio a Popularização e Divulgação para CT&I (PAPD/Fapeam) Edital nº 014/2022 e o “Popularizar o Conhecimento Técnico-Científico da Aquicultura no Interior do Amazonas”, amparado pelo Programa de Apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I).
A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, destacou a importância do Programa Governo Presente como uma iniciativa que aproxima a população das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, além de reforçar a participação da Fapeam, que apresenta ao público o trabalho realizado pela instituição em prol da ciência, tecnologia e inovação no Amazonas.
“Hoje, temos aqui uma série de projetos sendo apresentados voltados para a área da aquicultura e outras atividades interessantes não somente para crianças, mas também para jovens e adultos”, disse Márcia Perales.
Projetos em exposição
Os projetos coordenados pela pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Elizabeth Gusmão, levaram atividades relacionadas à criação de peixes desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Aquicultura na Amazônia Ocidental/Inpa, apresentadas em uma linguagem simples e acessível ao público, por meio de jogos interativos (amarelinha, quebra-cabeça, jogo da memória, pinturas, recortes, videos, quebra-cabeça 3D).
“É importante que essas atividades alcancem um público desde o infantil ao adulto, ensinando, por meio de brincadeiras divertidas, os conceitos sobre organismos aquáticos da Amazônia”, destaca Elizabeth Gusmão.
Para a pesquisadora, a interação entre a ciência e a sociedade é fundamental para promover a popularização da aquicultura na região amazônica, sendo esta uma oportunidade para apresentar as pesquisas inovadoras integradas aos conhecimentos científicos, práticas sustentáveis e tecnologias educativas, que fazem parte da missão do Grupo de Pesquisa em Aquicultura do Inpa.
Mais popularização
A Fapeam também levou as ações desenvolvidas em prol da popularização da ciência, tecnologia e inovação no estado. Entre as atividades estiveram a divulgação de editais públicos destinados à área de CT&I, jogos lúdicos e interativos voltados para crianças e adolescentes.
Os visitantes também conheceram pesquisas fomentadas pelo Governo do Amazonas, através da Fapeam, por meio dos Portfólios de Investimentos e Resultados de Pesquisas do Amazonas, Vol. 01, 02, 03 e 04, que juntos somam 200 pesquisas desenvolvidas, nas diversas áreas do conhecimento, na capital e no interior do estado.
(*) Com informações da assessoria
LEIA MAIS:
-
Mais de 122 toneladas de alimentos são entregues a indígenas do Amazonas
-
Cosama reforça compromisso com a saúde pública em visita técnica ao Alto Solimões
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.