Grécia impõe multas para não vacinados maiores de 60 anos

A multa será aplicada até a pessoa se vacinar, assim informou o governo da Grécia, nessa quinta-feira (13)
Da Redação – Portal AM1
Publicado em 14/01/2022 10:20
Foto: Agência Brasil

GRÉCIA – Na Grécia, as pessoas maiores de 60 anos que não receberam nenhuma dose da vacina contra a covid-19 serão multadas em 100 euros por mês, a partir do dia 16 de janeiro. A multa será aplicada até a pessoa se vacinar, assim informou o governo da Grécia, nessa quinta-feira (13).

A decisão foi tomada após o governo analisar que “nove em cada dez mortes relacionadas ao coronavírus afetam essa faixa etária”, afirmou o porta-voz do governo, Yiannis Economou. Ele ainda ressaltou que a imunização contra a doença é obrigatória para esta faixa etária.

“Sete de cada dez pessoas intubadas têm mais de 60 anos e oito em cada dez não estavam vacinadas”, destacou. “A partir de 16 de janeiro serão aplicadas as sanções previstas na lei e será imposta uma multa administrativa mensal de 100 euros enquanto estas pessoas não se vacinarem”, acrescentou.

Leia mais: Estudo mostra que compostos da Cannabis podem prevenir a covid-19

O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, anunciou no final de novembro que a vacina para a faixa etária era obrigatória, e as pessoas que não se vacinaram teriam até o dia 16 de janeiro para se adequar a medida. Outra medida para incentivar a vacinação, o ministro da Saúde, Thanos Plevris, informou que serão criados 50 centros para realizar testes perto dos acampamentos do Exército, como uma forma para aliviar as farmácias que realizam as testagens.

Até o fim de novembro, cerca de 67& da população grega estava vacinada. Entre os adultos, o percentual chega a 79%. A pandemia já vitimou mais de 21 mil pessoas no país, só nesta quarta-feira (12), morreram 77 pessoas, enquanto 670 estavam internadas.

(*) Com informações do Uol

fato
Compartilhar:
Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.

+ NOTÍCIAS