Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cidades

Grupos prioritários são alertados para importância da vacina contra Influenza

O alerta é uma medida para estimular a procura pela vacina, em especial a imunização de crianças, que até o momento registrou a aplicação de 89.247 doses

Grupos prioritários são alertados para importância da vacina contra Influenza

Foto: Altemar Alcântara / Semcom

Com o encerramento da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, programado para o próximo dia 30 de junho, a prefeitura de Manaus alerta para a importância da imunização de gestantes, mães no pós-parto até 45 dias (puérperas), adultos de 55 a 59 anos e crianças de seis meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias.

Segundo a prefeitura, o alerta é mais uma medida para estimular a procura pela vacina entre os quatro grupos prioritários, em especial a imunização de crianças, que até o momento registrou a aplicação de 89.247 doses da vacina.

A lista com o endereço dos 140 postos de vacinação pode ser acessada no site da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) (semsa.manaus.am.gov.br). Além de Unidades de Saúde, alguns postos estão instalados em locais estratégicos, como escolas, associações de moradores e o Parque Municipal do Idoso, na zona Centro-Sul.

A vacina disponível na campanha é trivalente e protege contra os vírus da influenza A (H1N1), da influenza B e da influenza A (H3N2).

Campanha

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza 2020 foi iniciada em 23 de março, em Manaus e tem como meta vacinar 90% de cada público alvo, o que inclui os grupos: de idosos a partir de 60 anos; crianças com idade de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias; Pessoas com Deficiência (PcDs); gestantes; mães no pós-parto até 45 dias (puérperas); trabalhadores da saúde; professores; pessoas de 55 a 59 anos de idade.

Também podem vacinar trabalhadores de transporte coletivo; indígenas; funcionários do sistema prisional; pessoas privadas de liberdade; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; profissionais das forças de segurança e salvamento na ativa; portuários, trabalhadores de transporte coletivo; e caminhoneiros.

Em relação aos idosos, que foram imunizados pelas equipes nas residências e por meio da estratégia de drive-thru, a meta da campanha foi ultrapassada, atingindo 142,69% do público estimado pelo Ministério da Saúde.

 

(*) Com informações da assessoria