Manaus, 16 de maio de 2024
×
Manaus, 16 de maio de 2024

Cenário

Guarda Municipal de Manaus vira alvo de críticas de adversários de David Almeida

Foi na gestão de Almeida que a corporação ganhou protagonismo e investimentos. Em novembro de 2023, a GMM recebeu R$ 10 milhões destinados à reestruturação de modernização da corporação.

Guarda Municipal de Manaus vira alvo de críticas de adversários de David Almeida

(Fotos: Dheyzo Lemos/Câmara dos Deputados/Reprodução/Redes sociais - @robertocidade

Manaus (AM) – A Guarda Municipal de Manaus, que por anos esteve defasada, virou alvo de críticas por parte de adversários políticos do prefeito David Almeida (Avante). Os rivais e pré-candidatos a prefeito de Manaus alegam que não veem os aparatos da Guarda Municipal nas ruas e falam de omissão da prefeitura em relação à segurança pública.

Porém, vale destacar que a Prefeitura de Manaus pode, sim, colaborar para que a segurança pública seja melhorada, mas é importante lembrar que esse é um dever do Estado.

Foi na gestão de Almeida que a corporação ganhou protagonismo e investimentos, como, por exemplo, em novembro de 2023, quando recebeu R$ 10 milhões em emenda parlamentar do senador Eduardo Braga (MDB), destinados à reestruturação de modernização da GMM.

David Almeida até chegou a receber uma honraria da corporação no mês de fevereiro deste ano pelos investimentos e melhorias trazidas para a Guarda Municipal.

Nesse domingo (28), o prefeito visitou a Vila Olímpica de Manaus, onde acontecia o Teste de Aptidão Física (TAF) para os candidatos aprovados no concurso da Guarda Municipal deste ano.

Críticas dos adversários

A Guarda Municipal foi alvo de críticas do pré-candidato a prefeito, deputado estadual Roberto Cidade (UB), que publicou um vídeo na semana passada, afirmando que não vê investimento na categoria, principalmente na questão de a corporação estar armada.

Segundo Cidade, ele ajudou a aprovar um projeto de lei em 2021 para que a Guarda Municipal pudesse estar armada para colaborar com a segurança pública, mas não vê nem 10% dos policiais do município utilizarem o equipamento.

Além dele, outro pré-candidato a prefeito de Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), durante debate entre pré-candidatos ao cargo majoritário no dia 12 de abril, disse que a Guarda Municipal precisa urgentemente de uma reestruturação, pois não está preparada para atender ocorrências e nem para levar segurança para a sociedade.

“A Prefeitura de Manaus tem se omitido muito em relação à segurança pública, a Guarda Municipal precisa de uma reestruturação de cargos e salários, ganhar uma carreira digna, concurso público para que eles possam aumentar esse efetivo, e assim, começar a fazer política pública na segurança do trânsito, na segurança das nossas escolas, na segurança dos locais que é de responsabilidade da Prefeitura de Manaus”, afirmou.

 

LEIA MAIS: