Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Mundo

Hacker vaza dados de 200 milhões de usuários do Twitter

Hacker publicou parte das informações para comprovar que os dados são reais

Hacker vaza dados de 200 milhões de usuários do Twitter

(Foto: Antonio Cruz/Twitter/Agência Brasil)

EUA – Os dados de 200 milhões de usuários do Twitter foram vazados, sendo publicados em um fórum hacker. As informações que deveriam ser sigilosas podem ser compradas na deep web por 2 dólares (R$ 10,45, no câmbio atual).

Uma parte das informações foi publicada para comprovar a veracidade dos dados. Parte das informações foi confirmada por especialistas do site Bleeping Computer.

A lista, que contém informações como o nome do usuário, telefone e endereço de e-mail, foi compilada com a exploração de uma vulnerabilidade da API (uma interface que permite que uma plataforma se comunique com aplicações de terceiros) da rede social.

Leia mais: Atualização do Twitter vai contar com 4 mil caracteres

Com essa brecha, criminosos conseguiam inserir o e-mail ou um telefone celular e descobriam se as informações estavam associadas a um perfil do Twitter. Foi necessário apenas os invasores baixarem o nome do perfil de usuários e completarem a lista para associar o nome do perfil com e-mail e telefone.

A vulnerabilidade era conhecida desde 2021, e corrigida em janeiro de 2022. Um ano depois, invasores começaram a vazar ou vender os dados que conseguiam com a brecha.

Segundo o site Bleeping Computer, uma lista com dados de 5,4 milhões de usuários chegou a ser vendida por 30.000 dólares (equivalente a R$ 156 mil) em julho de 2022, até ser publicada gratuitamente em fóruns de vazamentos.

Como saber se você teve dados vazados

Para quem quiser saber se teve os dados pessoais vazados no perfil do Twitter, basta acessar o site Have I Been Pwned, criado por um especialista em segurança.

Após o inserir seu endereço de e-mail, o site irá informar se suas informações foram vazadas.

(*) Com informações de R7