Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Mundo

Harvard lista 7 profissões mais infelizes do mundo; entregador aparece em 1º

Os empregos solitários, de acordo com os pesquisadores da Universidade de Harvard, fazem com que as horas trabalhadas pareçam mais longas.

Harvard lista 7 profissões mais infelizes do mundo; entregador aparece em 1º

(Foto Rovena Rosa/Agência Brasil)

Um estudo feito pela Universidade de Harvard revelou que nem todos os empregos podem gerar o sentimento de felicidade e realização — e, em algumas ocasiões, podem até causar o extremo oposto.

Para descobrir este dado, a Universidade de Harvard conduziu um estudo desde 1983 com mais de 700 profissionais. O objetivo era determinar quais fatores são capazes de aumentar ou diminuir a felicidade no trabalho.

Como resultado, descobriram que as profissões mais infelizes são, também, as mais solitárias.

Isso porque, segundo os pesquisadores, as tarefas solitárias fazem com que as horas de trabalho pareçam mais longas. A falta de interações sociais também afeta negativamente a saúde, situação que costuma se agravar, de acordo com o estudo, quando se adicionam rotações ou turnos noturnos.

Nesse sentido, a Universidade de Harvard estabeleceu que estes são os sete empregos que geram maior insatisfação nos trabalhadores:

  1. Entregadores
  2. Motoristas de caminhões de longa distância
  3. Guardas de segurança
  4. Trabalhos com horários diurnos ou noturnos
  5. Trabalhos remotos
  6. Atendimento ao cliente
  7. Comércio varejista

Na lista, há trabalhos que oferecem serviço ao cliente. Na pesquisa, é explicado que isso se deve às interações negativas, uma vez que é difícil lidar com pessoas impacientes ou com problemas constantes. É por isso que os funcionários costumam se sentir mais frustrados e estressados.

“Nós sabemos que pessoas em call centers estão comumente estressadas, principalmente porque elas ficam no telefone o dia todo com clientes frustrados e impacientes”, disse Robert Waldinger, diretor da pesquisa, ao “CNBC Make It”.