Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cidades

Homem é preso suspeito de falsificação de documentos públicos

Polícia encontrou com o homem, um computador com acesso a dados de órgãos públicos, documentos falsificados, além de materiais para adulteração de documentos.

Homem é preso suspeito de falsificação de documentos públicos

Peter Kalil, 43 anos (Bruno Pacheco/Amazonas1)

Peter Kalil Andrade Costa, 34, foi preso em flagrante pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), na tarde dessa terça-feira, 17, por falsificação de documentos públicos, receptação e falsidade ideológica. Ele foi detido na casa onde ele mora, na avenida Hilário Gurjão, no Bairro Jorge Teixeira, na zona Leste de Manaus.

A prisão aconteceu por volta das 12h30 por uma equipe de investigação da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv), que encontrou na residência do homem um computador com acesso a dados de órgãos públicos, documentos falsificados, além de materiais para adulteração de documentos. 

Delegado Cícero Túlio (Bruno Pacheco/Amazonas1)

De acordo com o titular da Derfv, delegado Cícero Túlio, um dos órgãos públicos que Peter tinha acesso, por meio do computador apreendido, era os da Secretaria de Estado de Educação e Desportos (Seduc), além de outras instituições, como os do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). Peter utilizava o computador para retirar cartões de créditos em instituições financeiras, usando o nome de pessoas desconhecidas.

“Existe uma lista que foi confeccionada por ele mesmo que apontam diversas pessoas que já faleceram e outras pessoas que se encontram presas e custodiadas no sistema penitenciário. Acreditamos na linha de investigação, segundo a qual aponta que ele recebia, por parte de criminosos, essa documentação que era subtraída durante roubos e assaltos na capital amazonense”, destacou o delegado.

Ainda segundo o delegado, as investigações em torno do caso começaram há três semanas, quando a polícia encontrou documentos falsificados em veículos roubados, apreendidos durante outras operações policiais. No entanto, a polícia acredita que o homem já atuava nesse ramo criminoso há aproximadamente dois anos.

Material quera era utilizado para confeccionar os documentos (Bruno Pacheco/Amazonas1)

A partir do andamento das diligências, Peter passou a ser monitorado pela polícia, afim de verificar se ele estava, de fato, cometendo as infrações. Após a equipe de investigação realizar revista ao homem na casa dele, dezenas de documentos falsos foram encontrados, entre eles: Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Registro Geral (RG) e diversos cartões de créditos.

“Ele nos confidenciou que a partir do momento em que ele realizava a montagem de novas documentações falsificadas, ele conseguia, junto a instituições financeiras, a aprovação de linhas de crédito para aquisição desses cartões que eram utilizados por ele mesmo para a compra de eletrônicos e diversos bens para que ele pudesse, posteriormente, revender”, disse Túlio.

Material apreendido (Bruno Pacheco/Amazonas1)

Cícero Túlio destacou, também, que Peter Kalil tinha passagens pela polícia por diferentes crimes, incluindo um homicídio ocorrido em 2014. “Na ocasião, ele foi preso em face de ter assassinado o seu vizinho a pauladas, por conta de uma briga envolvendo um animal de estimação dele. Mas, inclusive, ele encontra-se com um mandado de prisão em aberto em decorrência desse homicídio”, finalizou.

Procedimentos

Peter Kalil foi autuado em flagrante por falsificação de documento público, receptação e falsidade ideológica. Ao término dos procedimentos cabíveis, ele será encaminhado para a audiência de custódia, no Fórum Ministro Henoch Reis, no bairro São Francisco, na zona Sul da capital.