Manaus, 28 de março de 2024
×
Manaus, 28 de março de 2024

Política

Homenagem a Bolsonaro em cidade na Itália gera indignação: ‘vergonha’

Bolsonaro deve viajar para a Itália e receber o título de cidadania honorária na cidade de Anguillara Veneta

Homenagem a Bolsonaro em cidade na Itália gera indignação: ‘vergonha’

Foto: Alan Santos/PR

SÃO PAULO, SP – A cidade Anguillara Veneta, na Itália, aprovou a homenagem ao presidente brasileiro Jair Bolsonaro. O município é a terra natal de um bisavô paterno de Bolsonaro, o que, segundo a prefeita Alessandra Buoso, motivaria a homenagem. No entanto, a honraria vem sendo alvo de críticas dos cidadãos e da imprensa italiana.

A honraria foi aprovada em uma reunião de emergência entre os vereadores da cidade, nesta segunda-feira (25). Ao todo, foram nove votos a favor, três contra e uma abstenção. A diocese do local afirmou que vai emitir um comunicado para se distanciar da decisão da prefeitura.

Durante a votação, houve protestos pela cidade com manifestantes vestidos de verde e amarelo e com a bandeira do Brasil, além de cartazes com a palavra “vergonha”. Além das manifestações presenciais, houve também campanha nas redes sociais contra a homenagem, que somou mais da metade de assinaturas que a população da cidade.

Leia mais: Prefeita de cidade na Itália quer dar cidadania honorária a Bolsonaro

Também no fim de final de semana, manifestações foram organizadas em frente a sede da prefeitura. Sindicatos, a Associação Nacional da Resistência Italiana e outros grupos foram às ruas para tentara impedir a aprovação. “Não temos problema em ver Bolsonaro vir à cidade. Mas dar um título oficial para ele é outra história”, alegou Antonio Spada, vereador da cidade.

Bolsonaro viaja para a Itália nesta semana para participar da cúpula do G-20, ao lado dos ministros Paulo Guedes e Carlos França. Apesar do compromisso, o presidente quer aproveitar a viagem para conhecer suas origens.

A prefeita da cidade organizou uma festa para ocorrer no dia 1º de novembro, e a prefeita. Ela ainda chegou a pedir a liberação de 9 mil euros para receber “uma delegação estrangeira”. A solicitação da prefeita causou revolta na população, pois a cidade atravessa uma crise econômica.

(*) Com informações do Uol

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.