Manaus, 7 de maio de 2024
×
Manaus, 7 de maio de 2024

Economia

Impostos encarecem presentes no Dia dos Namorados, diz pesquisa

Entre os pedidos, há bolsa, relógios, e bijuterias. Já para o publico masculino, a preferencia foi blusas de time de futebol.

Impostos encarecem presentes no Dia dos Namorados, diz pesquisa

Manaus (AM) – Na próxima segunda-feira (12) será comemorado o Dia dos Namorados, e os casais sempre trocam presentes entre si. Porém, todos querem economizar da melhor forma, de modo geral, mas o consumidor não sabe quais são as taxas de tributos que incidem nos principais produtos que compõem a lista de presentes mais procurados nesta época do ano.

A equipe de reportagem do Portal AM1 esteve no Centro da capital e falou com mulheres e homens sobre opções de presente e até mesmo o que não dar para não errar na hora da escolha nesta data especial.

Entre os itens mais pedidos entre as mulheres, o famoso buque de maquiagem predominou. Anteriormente, o buque era utilizado com flores, uma cartinha romântica e uma caixa de bombons de chocolate, agora com a nova geração, as flores deram lugar a maquiagens e produtos de skin care.

Entre os pedidos, também há bolsa, relógios, e bijuterias. Já para o público masculino, as preferências são por blusas de time de futebol e até mesmos sapatos, roupas e bonés.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) mostra as taxas de tributo projetadas para este ano que impactam no preço final para o consumidor. O perfume importado, por exemplo, é taxado com 78,99%, e o nacional, com 69,13%. No caso do importado, o diretor do IBPT, Carlos Pinto, explicou que pesam também o imposto de importação, o frete, a dolarização, o desembaraço aduaneiro e a taxa de comércio exterior, que elevam o preço do produto internamente.

Os chocolates, sempre lembrados como presente, são tributados em 39,61% e as flores naturais, em 17,71%. Objetos pessoais, como relógios, tem taxação de 56,14% e joias, de 50,44%. Se a opção for por bijuterias, os impostos serão de 43,36%.

No caso de livros, que não têm taxação na saída, os impostos alcançam 15,52%, porque consideram fatores como produção na indústria editorial, energia elétrica, equipamentos, funcionários, frete, gasolina. Outros produtos, como bolsas, têm taxa de tributo que pode atingir 39,95% de cobrança. O preço dos presentes fica mais alto para o consumidor porque os produtos são taxados dentro do país.

E você? Quer ganhar o quê no Dia dos Namorados?

 

LEIA MAIS: