

Ana Maria Araújo e Pauderney Avelino: unidos pelo partido para “administrar”a Seduc (Reprodução/Facebook)
Indicada pelo deputado federal Pauderney Avelino (DEM) e filiada ao Democratas desde 2013, a professora Ana Maria Araújo de Freitas foi nomeada para substituir a secretária executiva da Seduc na Capital, Maria Carneiro de Souza, 60 anos, morta em um grave acidente de trânsito na BR-304 (que liga o Rio Grande do Norte ao Ceará), quando passava férias no Nordeste, no dia 6 deste mês.
Chamou a atenção dos servidores da Seduc a rapidez pela qual foi avaliada e aprovada a nomeação de Ana Maria dentro do governo. O ato de efetivação da professora no novo cargo foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 10 deste mês, quatro dias após a morte da titular da vaga, e com data retroativa ao dia 8 de janeiro, dois dias apenas depois do falecimento de Maria Carneiro.
A nomeação de Ana Maria Araújo foi assinada pelo governador Amazonino Mendes (PDT), pelo chefe da Casa Civil, José Pacífico, e pelo secretário da Seduc, Lourenço Braga.
Indignação
O ato foi visto com indignação pelos servidores da Secretaria de Estado de Educação uma vez que nem o governador nem o secretário de Educação esperaram ocorrer a Missa de Sétimo Dia (que acontece nesta sexta-feira, 12) de Maria Carneiro para buscar uma indicação política à função.
Ana Maria Araújo, também, é vista pelos professores e servidores da área administrativa da Seduc como uma “gestora impopular”, principalmente, por tentar impor suas predileções políticas aos subordinados.
A professora aparece na relação e filiados do Democratas, no Amazonas, com data de adesão do dia 5 de outubro de 2013, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ela trabalhou diretamente com Pauderney no período em que ele foi secretário de Educação do prefeito Arthur Neto (PSDB), de 4 de janeiro a 18 de dezembro de 2013.
Em seu perfil no Facebook, a professora aparece em fotos participando de reuniões políticas com o deputado federal Pauderney Avelino. Nessa mesma rede social, Ana postou imagens da campanha eleitoral de 2014, participando de “bandeiradas” para o ex-governador José Melo, o senador Omar Aziz (PSD) e para o próprio Pauderney.
Ajuda a governar
Apesar de não ser do mesmo partido de Amazonino Mendes, o deputado do Democratas esteve ao lado do governador na coletiva dos 100 dias de gestão, que ocorreu nesta quinta-feira, 11, na sede do Governo, na zona Oeste de Manaus.

Amazonino disse que Pauderney o ajuda a governar o Estado (Reprodução/Facebook)
Questionado sobre a presença do parlamentar naquela posição, Amazonino disse que ele (Pauderney) estava ali porque é “interessado no bem estar de todos” e o ajudava a governar o Estado.
Além de Ana Maria Araújo, Pauderney Avelino – que é pré-candidato ao Senado – conseguiu emplacar, também, na Seduc, no mesmo Diário Oficial do dia 10 de janeiro, os professores João Félix Toledo Pires de Carvalho para a Secretaria Adjunta do Interior, e Ana Cássia do Amaral Marinho na Secretaria Adjunta Pedagógica, ambos trabalharam com o parlamentar, quando ele era secretário da Semed.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.