Manaus, 28 de abril de 2024
×
Manaus, 28 de abril de 2024

Cidades

Indígenas denunciam conflito de terras com empresários em Itacoatiara

Índios da aldeia Satewé Mawe denunciam que estão sendo ameaçados por empresários que querem o domínio da área para novo empreendimento

Indígenas denunciam conflito de terras com empresários em Itacoatiara

(Reprodução)

Famílias indígenas da aldeia Sateré Mawé estão sendo ameaçadas por empresários que querem o domínio de uma área de mata ocupada pelos índios. O local fica próximo ao município de Itacoatiara, a 270 quilômetros de Manaus.

Segundo denúncia encaminhada ao Amazonas1, a terra fica localizada a 20 quilômetros da cidade de Itacoatiara, na beira do rio Urubu. O motivo das ameaças é devido aos empresários quererem a terra para implantarem um novo empreendimento.

Sem meios para divulgar as ameaças, o índio Samuel, da aldeia Sateré Mawé, se viu sem saída, mas encontrou solução após conhecer quatro missionários que faziam visitas a uma comunidade próxima do local.

O grupo decidiu gravar um vídeo relatando a denúncia. Na gravação, eles explicam que a aldeia está passando por um conflito territorial com “empresários” que estão ameaçando os indígenas e suas famílias com o objetivo de expulsá-los de suas terras.

“Eles tentam ‘tombar’ o nosso território de origem, onde viviam nossos ancestrais e hoje somos ameaçados de sermos retirados desse local”, denuncia o índio que agradece aos quatro homens que ajudam na divulgação.

Confira:

#PROTESTO#VAMOSDARVOZSALVE GALERA BOA NOITE QUERIA AQUI COMPARTILHAR A DOR DAS FAMILIAS INDÍGENAS SATERÉ MAWE.ELES ESTÃO SENDO AMEAÇADOS, PORQUE AS PESSOAS QUEREM TOMAR A TERRA DELES PARA FAZER UM EMPREENDIMENTO.ENTÃO CONVIDO VC A VER ESSE VIDEO E NOS AJUDAREM A DAR VOZ AO POVO SATERÉ MAWER, QUE ESTA NO BAIRRO DE TARUMÃ NA ZONA RURAL DE MANAUS.OUÇA O NOSSO MANO MOISÉS REPRESENTANTE DA ALDEIA SATERÉ MAWE.

Publicado por Mano Lu em Quinta-feira, 1 de agosto de 2019