Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Brasil

Inep revela calendário para o Enem 2023

De acordo com o Inep, a edição do Enem deste ano ocorrerá nos dias 5 e 12 de novembro

Inep revela calendário para o Enem 2023

Os resultados do Enem aplicado em 2022 serão divulgados no dia 13 de fevereiro de 2023. (Foto: Arquivo/Agência Brasil)

BRASÍLIA – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nessa segunda-feira (02), o calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023.

O Enem é um dos principais meios de entrada para universidades públicas e privadas em todo o Brasil. Estudantes precisam ficar atentos às datas para as inscrições deste ano.

Datas do Enem 2023

De acordo com o Inep, a edição do Enem deste ano ocorrerá nos dias 5 e 12 de novembro. Ambas as provas ocorrem em um domingo.

Leia mais: Enem 2022: resultados serão divulgados dia 13 de fevereiro

No primeiro dia do exame, são aplicadas as provas de Linguagens, Redação e Ciências Humanas. Já no segundo domingo, os participantes respondem às questões de Ciências da Natureza e Matemática.

Calendário Enem 2023

Inscrições: de 8 a 19 de maio;

Aplicação do exame: 5 e 12 de novembro;

Divulgação do gabarito: 24 de novembro;

Divulgação dos resultados: 16 de janeiro de 2024.

O Inep faz um alerta para o fato de que tais datas podem ser alteradas “em decorrência da necessidade de ajuste das etapas inerentes à sua realização ou inviabilidade de alguma delas”.

 Resultado do Enem 2022

Os resultados do Enem serão divulgados no dia 13 de fevereiro de 2023. Quando saírem, as notas devem ser acessadas  na Página do Participante.

O Enem seleciona estudantes para vagas do ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.

(*) Com informações do site UOL