Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Economia

Inscrições para concurso unificado começam nesta sexta-feira

As provas do Enem dos concursos, como está sendo conhecido, serão aplicadas no dia 5 de maio, em 220 cidades

Inscrições para concurso unificado começam nesta sexta-feira

(Foto: Reprodução/freepik)

As inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado, conhecido como Enem dos concursos, terão início nesta sexta-feira (19) e irão até o dia 9 de fevereiro. O certame visa selecionar 6.640 servidores para preenchimento de vagas em 21 órgãos públicos federais de uma só vez.

As provas estão agendadas para o dia 5 de maio, com locais distribuídos em 220 cidades, abrangendo todos os estados e o Distrito Federal. A taxa de inscrição é de R$ 60 para candidatos de nível médio e R$ 90 para aqueles que buscam vagas de nível superior.

Candidatos integrantes do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), beneficiários do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ou do Programa Universidade para Todos (ProUni), bem como doadores de medula óssea, estão isentos da taxa de inscrição.

A inscrição, exclusivamente realizada pelo aplicativo Gov.br, gerará uma Guia de Recolhimento da União (GRU), sendo o único meio de pagamento válido para o concurso.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, responsável pela condução do concurso, destaca a importância da leitura cuidadosa dos editais para “potencializar as trajetórias profissionais e acadêmicas dos candidatos”. A pasta ressalta que o objetivo é democratizar o acesso aos quadros federais, possibilitando que os candidatos alinhem suas vocações às oportunidades oferecidas.

concurso unificado 1

(Foto: Arte/EBC)

Edital

Ao todo são oito editais que anunciados, mas só foram publicados à noite, em edição extraordinária do Diário Oficial da União.

Com os editais, os interessados poderão verificar informações sobre vagas, requisitos, salários, conteúdo programático, formas de inscrição, critérios de seleção, data e local das provas. O governo publicou um edital para cada um dos oito blocos temáticos do concurso.

“Pessoas aprovadas para cargos que, porventura, não sejam o da primeira opção selecionada no momento da inscrição, continuarão em lista de espera para o principal posto desejado”, reforçou a pasta.

Confira os editais:

Edital bloco temático 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias

Edital bloco temático 2 – Tecnologia, Dados e Informação

Edital bloco temático 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas

Edital bloco temático 4 – Trabalho e Saúde do Servidor

Edital bloco temático 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

Edital bloco temático 6 – Setores Econômicos e Regulação

Edital bloco temático 7 – Gestão Governamental e Administração Pública

Edital bloco temático 8 – Nível Intermediário

concurso unificado 2

(Foto: Arte/EBC)

(*) Com informações da Agência Brasil

 

LEIA MAIS: