Manaus, 26 de maio de 2024
×
Manaus, 26 de maio de 2024

Cidades

Inscrições para Cuidador de Idoso começam na próxima quarta-feira

Inscrições para Cuidador de Idoso começam na próxima quarta-feira

A relação dos pré-inscritos estará disponível no site da FDT (Foto: Valter Calheiros / FDT)

Os interessados no curso de Cuidador de Idoso, da Fundação Dr. Thomas (FDT) em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), podem realizar pré-inscrição desta quarta até sexta-feira, 21 a 23 de fevereiro, pelo site .

A pré-inscrição para o chamado “Cuidadoso” é a primeira fase do processo seletivo, que tem a oferta de 240 vagas. Antes de realizar essa etapa, o candidato precisa ler o edital disponível também no site. A relação dos pré-inscritos estará disponível no site da FDT já partir do próximo sábado, 24. 

A relação dos pré-inscritos estará disponível no site da FDT (Foto: Valter Calheiros / FDT)

Na segunda fase, os candidatos selecionados deverão comparecer ao Parque Municipal do Idoso (PMI), localizado na rua Rio Mar, nº 1.324, bairro Nossa Senhora das Graças, entre os dias 26, 27 e 28 de fevereiro de 2018, no horário das 8 às 12h ou das 14 às 17h, para efetuar sua inscrição e agendar data para entrevista e preenchimento de questionário, munidos de documentos.

São exigidos comprovante de pré-inscrição (disponível no site), duas fotos 3×4 (recentes), RG (original e cópia), CPF (original e cópia), comprovante de residência (original e cópia), Certificado de reservista [homens] (original e cópia), Certidão de Casamento, nascimento ou divórcio (original e cópia) e Certificado de conclusão do ensino médio (original e cópia).

As avaliações serão realizadas em uma única etapa, a partir de entrevista e preenchimento de questionário que inclui questões relativas às expectativas sobre o curso e entendimento prévio sobre o envelhecimento humano. Essa avaliação deverá ocorrer com data e horário agendados entre os dias 1, 2 e 5 de março, de modo em que a ausência do candidato na data marcada implica na sua eliminação automática.

Dos 240 pré-inscritos, serão selecionados 80 candidatos, para participar do curso.  A lista final será divulgada no dia 14 de março, nas redes sociais e pelo site — doutorthomas.manaus.am.gov.br.  Os mesmos deverão comparecer no Parque Municipal do Idoso, no período de 19, 20 e 21 de março, portando os documentos utilizados na sua inscrição e a taxa de R$ 40.

Cronograma do curso

O programa de aulas será dividido em 11 módulos, com teoria e prática, ministradas por profissionais selecionados pela ESPI. As aulas serão inerentes ao processo de como cuidar de idosos, o envelhecimento humano, preservação da saúde e melhoria da qualidade de vida.

“Para a Espi é sempre uma grande satisfação renovar a parceria com a Fundação Doutor Thomas nesse projeto que tem uma grande importância social, que é formar pessoas aptas a cuidarem dos nossos idosos. Esse curso tem carga horária extensa e bem elaborada para que todos os alunos saiam munidos de informações sobre saúde, qualidade de vida e os cuidados necessários na terceira idade”, destacou a diretora-geral da Espi, Stela Cyrino.

O curso terá duração de 4 meses, com início em abril, possui carga horária de 300h, sendo 200 de aula teórica e 100 de aula prática. “As aulas teóricas, ministradas na Espi, são divididas em módulos que abrangem todos os cuidados necessários que se deve ter com os idosos, apresentando todo o universo da terceira idade aos alunos. Já nas aulas práticas, realizadas na FDT, os alunos aplicam os conhecimentos teóricos por meio de atividades”, explicou a coordenadora do curso, Maria da Luz Abreu.

 Profissional

Neste ano, foi reformulado o processo seletivo, pensando sempre no bem-estar da população idosa. A etapa da entrevista com os psicólogos da FDT será fundamental para a seleção dos candidatos.

“Para cuidar do idoso, além das habilidades e técnicas, é necessário ter empatia pela causa, deve ter boa saúde física para ter condições de ajudar e apoiar o idoso em suas atividades de vida diária. Também tem que ter condições de avaliar e tomar decisões em situações de emergência que necessitam de iniciativas e ações rápidas. É primordial ser tolerante e paciente”, explicou a diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho. A capacitação já formou mais de 2,8 mil cuidadores de idosos desde 2006.