Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Economia

Intercâmbio comercial entre ZFM e Peru é fortalecido em reunião na Suframa

Reunião com o embaixador do Peru no Brasil, Rómulo Acurio, discute as relações de comércio e indústria entre os países.

Intercâmbio comercial entre ZFM e Peru é fortalecido em reunião na Suframa

Superintendente Bosco Saraiva e embaixador do Peru, Rómulo Acurio (Fotos: Divulgação/Suframa)

Manaus (AM) – A Zona Franca de Manaus (ZFM) e o Peru discutiram o fortalecimento do comércio e da complementaridade industrial em uma reunião realizada na sede da Suframa nessa terça-feira (4) junto da presença do embaixador peruano, Rómulo Acurio, e do cônsul-geral do Peru, Pedro Júlio Díaz Vargas.

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, destacou o interesse da Autarquia em promover o comércio intrarregional com os países sul-americanos, especialmente o Peru.

A busca por soluções para os gargalos logísticos da região, como o alfandegamento do Porto de Tabatinga e a melhoria das condições de navegabilidade do Rio Amazonas, também foi mencionada.

“O Rio Amazonas, que nasce no Peru e atravessa a floresta amazônica, é o mais extenso do mundo e tem um elevado potencial de se tornar um importante eixo comercial entre Amazonas e Peru”, frisou Saraiva.

O embaixador do Peru expressou o interesse do país em aprofundar as relações comerciais com a ZFM e os demais Estados da região. Ele ressaltou que o comércio bilateral ainda está aquém do seu verdadeiro potencial devido às dificuldades logísticas e informou sobre os investimentos em infraestrutura no Peru, como a construção do Porto de Chancay, que se tornará um dos portos mais modernos do mundo e uma das principais portas de entrada para produtos do Pacífico.

As rotas multimodais Paita-Manaus e Chancay-Manaus foram consolidadas como alternativas logísticas que podem impulsionar o desenvolvimento na Amazônia e aumentar a competitividade da ZFM, reduzindo o tempo de trânsito das mercadorias.

Outro assunto abordado foi a necessidade de avançar nas discussões sobre o comércio de produtos de zonas francas no acordo de complementação econômica entre Mercosul e Peru.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: