Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cenário

Inutilidade: David sanciona lei e cria ‘Dia dos servidores da Seminf’

Mesmo já existindo o dia do servidor público, David e seus aliados decidiram abrir espaço para mais um dia alusivo na Prefeitura de Manaus

Inutilidade: David sanciona lei e cria ‘Dia dos servidores da Seminf’

MANAUS (AM) – Mais uma vez o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) compactua com os projetos duvidosos dos vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Dessa vez, o chefe do Executivo aprovou uma lei municipal que institui o dia do servidor público aos funcionários da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).

Mesmo já existindo um dia destinado aos servidores públicos municipais em Manaus, o vereador Peixoto (PTC) decidiu instaurar mais um dia comemorativo a esses trabalhadores. Porém, a proposta do parlamentar contempla apenas os servidores da Seminf.

O projeto de Peixoto começou a tramitar na Câmara Municipal em junho e foi aprovado nas últimas semanas na casa legislativa.

Leia mais: Vereadores se calam sobre gasto da prefeitura com eventos de fim de ano

Em Manaus, o dia do servidor público é comemorado todo dia 28 de outubro, essa data também faz parte dos feriados municipais da capital. Agora, a lei destina o dia 26 de outubro para os servidores da pasta de infraestrutura.

Fato que pode justificar o interesse do vereador na pasta, é que Peixoto exerceu o cargo de subsecretário de Serviços Básico da própria Seminf, entre 2013 e 2018 durante as duas últimas gestões de Arthur Neto (PSDB) na Prefeitura de Manaus. Atualmente, a pasta é comandada pelo vice-prefeito, Marcos Rotta (sem partido).

Porém, ao defender o projeto Peixoto afirmou que o projeto busca reconhecer e homenagear os servidores que “dedicam parte de sua vida à prestação de serviços públicos de qualidade à população”.

“Essa é a motivação diária de servidores da Seminf, levar estrutura sanitária, melhoria das vias através de afastamento em toda a cidade e principalmente, cuidar da beleza de Manaus, marcam os desafios desses profissionais, que muitas das vezes, passam desapercebidos”, disse o vereador.

A data proposta pelo vereador também tem relação com o Dia do Trabalhador da Construção Civil, que se celebra dia 26 de outubro.

Na última quinta-feira, o projeto foi sancionado por David Almeida e se tornou a lei municipal n° 2.809 assim, a data passa a fazer parte do calendário oficial de Manaus.

Vale lembrar que feriados municipais não geram ônus ao erário público. Porém, quando existem feriados com direito a pontos facultativos com o intervalo de dois dias que contemplam uma mesma categoria podem impactar no andamento de ações de uma secretaria.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter