MENU
Logo Amazonas Um

Copyright © Portal Amazonas1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.

‘Inveja branca’, diz Barroso durante entrevista

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral usou o termo racista nesta terça-feira (5), ao dar entrevista ao canal GloboNews
Dar redação – AM1*
• Publicado em 05 de outubro de 2021 – 11:19
Foto: Globonews

São Paulo, SP – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, usou um termo racista nesta terça-feira (5), ao dar entrevista ao canal GloboNews. Ao cumprimentar a apresentadora Aline Midlej e a comentarista Flávia Oliveira, ele falou sentir “inveja branca” delas, que estavam no Rio de Janeiro. Ele se corrigiu logo depois e pediu desculpas.

Leia mais: Bolsonaro pode sofrer sanções da ONU por uso de criança com arma de brinquedo em evento

“Inveja branca de vocês que estão aí no Rio… Aliás, essa frase já é politicamente incorreta, antigamente se dizia isso”, declarou. Quando ele disse a expressão, as jornalistas riram desconfortavelmente.

Após Barroso se corrigir, Midlej respondeu que estava tudo certo. “Ministro, eu ia falar isso. Olhei para a Flávia meio assim, de canto de olho. Um ministro tão elegante, tão carinhoso. A gente está em constante aprendizado, está tudo certo”, disse.

Barroso pediu desculpas. “Perdão, perdão, imediatamente. A gente, na vida, deve saber pedir desculpas. Então, vou começar de novo. Boa noite, Aline, boa noite, Flávia, que bom que vocês estão aí no Rio. Estamos ralando aqui em Brasília”.

O termo “inveja branca”, ainda comum no vocabulário de muitas pessoas, é considerado racista por associar a ideia de algo positivo com o branco. Ou seja, se a inveja é algo ruim, ao ser branca, ela é suavizada.

Ao mesmo tempo, a expressão acaba reforçando a associação do preto com comportamentos ou atitudes negativas — o que reforça estereótipos racistas em um país historicamente repressivo contra a população negra.

No mês passado, a apresentadora Ana Maria Braga usou a mesma expressão durante o “Mais Você”. No programa do dia seguinte, ela se desculpou e disse que aquilo não se repetiria.

(*) Com informações do UOL

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter

Publicidade

Publicidade

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap