Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Cenário

Investigado por nepotismo, prefeito de Itamarati é favorito para 2024

Mesmo sob investigação do Ministério Público do Amazonas (MPAM), João Campelo (MDB) tem vantagem diante de outros possíveis candidatos.

Investigado por nepotismo, prefeito de Itamarati é favorito para 2024

(Foto: Divulgação / Via Facebook João Campelo)

Itamarati (AM) – Mesmo com alguns escândalos de um suposto caso de nepotismo investigado pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), o prefeito de Itamarati (a 983 quilômetros de Manaus), João Campelo (MDB), busca sua reeleição e também seu quarto mandato à frente do município, e mostra uma vantagem significativa entre o eleitorado de 7.423 pessoas da cidade.

Confira a pesquisa estimulada

João Campelo possui o favoritismo de 70,9% das intenções de voto, como mostra a pesquisa do instituto Perspectiva Mercado e Opinião. Divulgada no dia 4 de agosto de 2023, a pesquisa ouviu 200 eleitores (por telefone) e tem margem de erro de 6,9% para mais ou para menos.

Atrás de Campelo aparece a candidata Santa, com 9% dos votos, na sequência, aparecem Eliardo (5,9%) e Jack (2,3%).

Possível pré-candidata, Santa foi a maior rival de Campelo nas eleições de 2020. Na época, o prefeito ganhou o pleito com 3.351 votos e a rival teve 2.240 votos, pelo Progressistas (PP).

Em 2020, foi a segunda vez que Santa concorreu ao pleito e não teve êxito, pois em 2016 disputou contra Maia e perdeu por apenas 42 votos.

(Foto: Divulgação / Perspectiva)

Campelo já foi prefeito do município entre os anos de 2008 a 2016, e chegou a vencer as eleições de 2012 com uma porcentagem alta – 63,68% dos votos.

Confira os potenciais de rejeição

(Foto: Divulgação / Perspectiva)

Além de João Campelo ter a maior vantagem, também possui a menor taxa de potencial de rejeição – o que deixa qualquer futuro candidato mais distante ao cargo do chefe do Executivo de Itamarati. Campelo possui 7,3% de rejeição, enquanto Santa é a segunda menos rejeitada com 20,5%.

O mais rejeitado é Eliardo, com 25,2%, seguido de Jack com 21,7%.

Confira as aprovações entre os chefes do Executivo

Com a popularidade alta para vencer o pleito de 2024, o atual prefeito também tem a maior aprovação entre os chefes do Executivo das outras esferas. Com 85,5%, João Campelo é mais aprovado que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem 72,5% de aprovação, e ambos são superiores à taxa do governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), que alcança uma aprovação de 55,1%.

(Foto: Divulgação / Perspectiva)

Contratação de 11 parentes

No dia 23 de julho de 2023, o Diário Oficial do Ministério Público do Amazonas publicou a abertura de um inquérito civil para investigar a suposta prática de nepotismo por parte do prefeito de Itamarati, João Campelo.

Os nomes dos sobrinhos: Joames Campelo Rodrigues; Lucas Medeiros Campelo; João Campelo Monteiro Neto; João Carlos Campelo da Silva; Mikaella Campelo das Neves; Sara Bernardo Campelo e Michelem Campelo das Neves; dos irmãos Nancy Medeiros Campelo; Maria de Fátima Medeiros Campelo e Francisco Medeiros Campelo; e da esposa Riane Magalhães constam no inquérito.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na época da publicação do inquérito, o Portal AM1 verificou o nomes dos funcionários e apurou que os salários variam entre R$ 1.302,00 e R$ 3.500,00, conforme folha de pagamento do mês de abril deste ano.

A reportagem enviou e-mail para a Prefeitura de Itamarati para questionar se João Campelo está ciente da situação e qual é o seu posicionamento sobre a ação do MPAM, mas ainda não houve respostas.

O espaço está aberto para esclarecimentos.

LEIA MAIS: