Manaus, 27 de abril de 2024
×
Manaus, 27 de abril de 2024

Cidades

Ipem detecta fraudes em postos de combustíveis em municípios do interior

Foram constatadas irregularidades em Manacapuru, Itacoatiara, Fonte Boa, Jutaí e Coari.

Ipem detecta fraudes em postos de combustíveis em municípios do interior

(Foto: Divulgação/Ipem-AM)

Manaus (AM) – Em 36 dias de ações intensificadas em cinco calhas do interior do Amazonas e Região Metropolitana de Manaus, o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) concluiu a verificação em 28 municípios amazonenses. Do total de equipamentos ensaiados, 21 foram reprovados e interditados, entre balanças e bicos de abastecimento de combustível.

De 14 de agosto a 20 de setembro, as equipes do Ipem-AM realizaram ações paralelas em 28 municípios das calhas do Alto, Médio e Baixo Solimões; Médio e Baixo Amazonas e Região Metropolitana. Nesta quinta-feira (21), o órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou o balanço das atividades com a verificação de 2.171 instrumentos e em 1.123 estabelecimentos.

Foram constatadas irregularidades em Manacapuru, Itacoatiara, Fonte Boa, Jutaí e Coari. Nestas localidades, os fiscais reprovaram 21 instrumentos, dos quais dez bicos de abastecimentos de combustível, que foram interditados.

Entre as irregularidades constatadas nos bicos de bombas de combustível estão: vazamento de combustível; erro de medição; segmentos de dígitos danificados (impossibilitando o consumidor de conferir a medição correta); e lacre rompido, permitindo livre acesso aos dispositivos de regulagem, em desacordo com a portaria do Inmetro.

LEIA MAIS: