Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Economia

IPVA 2021: governo divulga tabela usada no cálculo do imposto

Quem optar pelo pagamento à vista terá desconto de 3% no IPVA do próximo ano

IPVA 2021: governo divulga tabela usada no cálculo do imposto

(Foto: Divulgação)

A Secretaria estadual de Fazenda publicou, nesta segunda-feira (dia 21), no Diário Oficial, os valores venais de carros, utilitários e motos que servirão de base para o cálculo do IPVA 2021.

Sobre esses preços de mercado dos veículos, é aplicada a alíquota correspondente, que é de 4% para carros flex, 2% para motos e 1,5% para carros movidos a Gás Natural Veicular (GNV). Esse será o valor do imposto que o contribuinte deverá pagar.

Leia mais: IPVA com desconto de até 95% entra no Refis; veja como participar

Aqueles que optarem pelo pagamento à vista terão desconto de 3% no IPVA do próximo ano. A primeira data de vencimento da cota única ou da primeira parcela será no dia 21 de janeiro.

Como em anos anteriores, o imposto também poderá ser pago em até três parcelas. A data do último vencimento da terceira parcela, para automóveis com final de placa 9, será no dia 9 de abril.

Emissão

O IPVA é recolhido pelo contribuinte por meio da Guia de Regularização de Débitos (GRD), emitida pelo site do Bradesco (www.bradesco.com.br) ou pelo portal da Secretaria estadual de Fazenda (www.fazenda.rj.gov.br). Para a emissão, é preciso ter em mãos o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

O motorista ainda precisará pagar a Guia de Recolhimento de Taxas (GRT), também obtida no site do banco.

As guias costumam estar disponíveis na primeira quinzena de janeiro. O pagamento deve ser feito em dinheiro em qualquer agência bancária.

 

(*) Com informações O Globo