Manaus, 6 de julho de 2026
×
Manaus, 6 de julho de 2026

Cenário

Joana Darc retorna à Aleam, Jacqueline volta à CMM e Amauri fica sem mandato novamente

Mudança na Assembleia Legislativa do Amazonas provoca efeito cascata na Câmara de Manaus e atinge suplentes.

joana-darc-retorna-a-aleam-jac

(Foto: Danilo Mello/Aleam; Éder França/CMM)

Manaus (AM) – A deputada estadual Joana Darc (UB) retorna à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Com isso, Professora Jacqueline, que até então ocupava a vaga deixada por Joana, volta à Câmara Municipal de Manaus (CMM) e deixa novamente Amauri Gomes sem mandato.

A movimentação provoca uma nova dança de cadeiras tanto no Legislativo estadual quanto no municipal. O principal impacto recai sobre Amauri Gomes, que não ficou entre os 41 vereadores eleitos nas eleições municipais de 2024.

Com a exoneração de Joana Darc do cargo de titular da Secretaria Estadual de Proteção Animal (Sepet), ela reassume o mandato no parlamento estadual. Nos bastidores, há indicações de que deve se lançar como pré-candidata a deputada federal.

A mudança não altera apenas a dinâmica da Assembleia Legislativa do Amazonas, mas também gera efeito cascata no Legislativo municipal. Professora Jacqueline retorna ao cargo de vereadora, para o qual foi reeleita em 2024, enquanto Amauri Gomes volta a ficar sem mandato.

Novo movimento político

A movimentação já era esperada com a aproximação do período permitido de desincompatibilização. Amauri Gomes se filiou, nesta quarta-feira (1º), ao Partido Social Democrata (PSD) e anunciou que é pré-candidato a deputado federal pelo Amazonas.

O evento ocorreu no bairro Jorge Teixeira IV Etapa, na noite de quarta-feira (1º), às 20h.

A cerimônia contou com a presença do presidente estadual do partido e do ex-colega de parlamento de Amauri, Eurico Tavares, um dos representantes do PSD na Casa Legislativa.

 

LEIA MAIS: