Neste domingo, 3, primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), diferentes iniciativas buscaram diminuir a ansiedade e o nervosismo dos inscritos. Entre elas, uma ação foi inusitada: a presença de sacos de boxe em frente a locais de prova para aliviar a tensão dos participantes.
Em São Carlos, no interior paulista, o projeto Força Jovem Universitários (FJU), de jovens cristãos, colocou o objeto em frente ao campus da Unicep, maior local de aplicação de provas na cidade.
O grupo também distribuiu garrafas de água, criou um QR Code com palavras de motivação e investiu em cartõezinhos com frases motivacionais como forma de apoiar os estudantes.
Na capital paulista, o grupo montou um “cantinho do desabafo” em frente à Universidade São Judas, na Mooca, para que os estudantes pudessem compartilhar angústias pré-prova.
O principal objetivo da ação, segundo os idealizadores, era incentivar os candidatos e deixá-los mais tranquilos antes do exame.
Ação semelhante foi realizada em Florianópolis (SC). Por lá, além da instalação do saco de pancadas em um dos locais de prova com maior número de candidatos da cidade, houve palavras de apoio e música gospel.
(*) Por Yuri Euzébio (Estadão Conteúdo)
LEIA MAIS:
- Maioria jovem no Enem demonstra compromisso com o futuro, afirma Lula
- Tema da redação do Enem 2024 aborda valorização da herança africana
- ‘Todas as provas do Enem foram entregues até as 11h, sem ocorrências’, afirma Camilo Santana
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.