Manaus, 29 de junho de 2024
×
Manaus, 29 de junho de 2024

Cenário

Joyce Coelho é exonerada da Depca

O Governo do Amazonas decidiu exonerar a delegada Joyce Coelho e, em seu lugar, deve assumir a delegada Juliana Tuma, que já exerceu a função de titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente em 2018. 

Joyce Coelho é exonerada da Depca

Delegada Joyce Coelho estava à frente da Depca cerca de 8 anos, sendo 6 como titular (Foto: Divulgação PMAM)

Manaus (AM) – Reconhecida por lutar pelos direitos das crianças e dos adolescentes no Amazonas, após oito anos de dedicação à Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente do Amazonas (Depca), a delegada Joyce Coelho foi exonerada do cargo nesta segunda-feira (03).

No mês de maio, Joyce Coelho já havia colocado o cargo à disposição após relatar “interferência política” em seu trabalho. Segundo a própria ex-titular, a deputada estadual Débora Menezes (PL) estaria tentando se promover politicamente em ações nas quais ela não teria qualquer participação, como operações policiais, coletivas de imprensa, entre outras aparições inesperadas.

O assédio teria incomodado a delegada, que declarou desconforto em meio ao trabalho que era da competência dela na Delegacia de Polícia Civil (PC-AM).

Segundo Coelho, as interferências já aconteciam há algum tempo; contudo, nos últimos dias, a participação frequente da deputada Débora Menezes nas coletivas de imprensa relacionadas aos casos de crimes contra crianças e adolescentes foi o estopim da revolta. Tanto que tais interferências a fizeram sentir desejo de deixar a função.

Na Aleam, deputados ainda prestaram apoio e, inclusive, declaram a importância dos seus trabalhos pela luta contra criminosos perigosos na defesa de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

No mesmo período, o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) chegou a instaurar um inquérito para investigar se a deputada Débora fez uso político de ações do sistema de segurança público.

Hoje, o governo estadual decidiu exonerar a delegada Joyce Coelho e, em seu lugar, deve assumir a delegada Juliana Tuma, que já atuou como titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente em 2018.

 

LEIA MAIS: