Manaus, 6 de julho de 2026
×
Manaus, 6 de julho de 2026

Cenário

Depois de aparecer mais que delegada, Débora Menezes diz que apoia Joyce Coelho

Nesta quinta-feira (16), a titular da Depca teria pedido afastamento do cargo por não concordar que Débora e outros parlamentares estivessem usando a PC-AM para se auto promoverem.

(Fotos: Daniel Amorim/Erlon Rodrigues/PC-AM)

Manaus (AM) – Uma polêmica envolvendo a deputada estadual Débora Menezes (PL) e a delegada Joyce Coelho, titular da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), tomou conta das redes sociais nesta quinta-feira (16), pois, Coelho teria pedido para deixar seu cargo após não concordar com a atuação da parlamentar em ações policiais. Mas ao Portal AM1, a parlamentar disse que está à disposição da delegada.

Segundo os bastidores, a delegada não teria concordado que Débora e outros parlamentares estivessem nas coletivas de imprensa e nem nas ações policiais, já que a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) deveria ser um órgão independente.

O Portal AM1 apurou que a delegada, apesar de não declarar formalmente o seu posicionamento, usou suas redes sociais para compartilhar um story que aponta para a polêmica.

(Foto: Reprodução/Redes sociais – @joycecoelhoam)

Segundo os bastidores, para tentar aparecer um pouco mais nos holofotes, a deputada busca estar ativa em ações de segurança pública, mas isso não agradou aos servidores da categoria. Dessa forma, as ações de Débora teriam levado a delegada a colocar seu cargo à disposição do governador Wilson Lima nesta quinta-feira.

Procurada pelo Portal AM1, Débora afirma que não tinha conhecimento deste episódio até ser questionada por um jornalista durante uma coletiva ocorrida nesta quinta-feira, e diz, ainda, que “desconhece os motivos” que levaram Joyce a pedir o afastamento. “Se está sofrendo pressão, certamente não é de minha parte”

Segundo a assessoria da deputada estadual, ela se colocou à disposição de Joyce Coelho, “pois acredita que o resultado positivo da polícia ocorre com a união de esforços, como o que vem ocorrendo entre o parlamento e as forças de segurança”.

Apoio

Nas redes sociais, alguns delegados e outros policiais civis comentaram que “estavam” com Joyce Coelho. Os servidores da Segurança Pública também reclamaram dos parlamentares que, segundo eles, “usam” a polícia para se vangloriar.

O pré-candidato a vereador Delegado Costa e Silva usou sua conta no Instagram para defender Joyce Coelho.

“De um tempo pra cá, tem acontecido de parlamentares se aproveitarem dessa pauta para aparecer e fazer mídia em suas redes sociais, ganharem nome em cima disso. A Polícia Civil precisa ser um órgão independente. Você não vê na Polícia Federal deputados federais e senadores participando de coletivas. Eu tenho muito respeito pela gestão da Polícia Civil, mas é preciso valorizar a si mesmo, é preciso desgarrar desse tipo de politicagem”, disse o delegado.

‘Não foi convidada’

Segundo os bastidores, Débora, que tem aparecido em várias coletivas de casos policiais, principalmente os que se tratam de abuso ou agressões a crianças e adolescentes, não teria sido convidada para estar nem nas ações e nem nas coletivas de imprensa. A parlamentar ainda participa da mesa de imprensa nas ocasiões.

Os casos

Nessa terça-feira (14), por exemplo, Débora acompanhou pessoalmente a ocorrência do caso de um bebê, de apenas cinco dias de vida, que foi vítima de estupro do avô, um homem de 48 anos.

(Foto: Daniel Nogueira)

A vice-presidente da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) também esteve presente em uma coletiva de imprensa de um caso de estupro de vulnerável ocorrido em Rio Preto da Eva em 2023.

(Foto: Daniel Nogueira)

Em 27 de março, Débora acompanhou a Polícia Civil em uma coletiva de imprensa que tratava da prisão de um homem de 54 anos, servidor da Prefeitura de Anamã e ex-vereador do município, condenado a mais de 9 anos de reclusão por abusar sexualmente da própria vizinha, uma criança de 8 anos na época. O crime ocorreu em 2018.

Em 9  de março, a parlamentar também esteve em outra coletiva, também, de um caso de estupro de vulnerável ocorrido em Careiro da Várzea, localizado na Região Metropolitana de Manaus.

LEIA MAIS: