Manaus, 3 de julho de 2025
×
Manaus, 3 de julho de 2025

Cenário

Juiz acata pedido do PL Manaus para suspender divulgação de pesquisa Ipen

O Partido Liberal apresentou provas que apontam que a pesquisa tem incoerência, incongruência e irregularidades, podendo influenciar de forma errônea o eleitor.

Juiz acata pedido do PL Manaus para suspender divulgação de pesquisa Ipen

(Foto: Divulgação/TRE-AM/Câmara dos Deputados)

Manaus (AM) – A Comissão Executiva Municipal do Partido Liberal (PL), em Manaus, entrou com uma contestação da divulgação de uma pesquisa eleitoral do Instituto de Pesquisa do Norte Ltda (Ipen) nesta segunda-feira (8). O Partido Liberal apresentou provas que apontam que a pesquisa tem incoerência, incongruência e irregularidades, e pediu a suspensão da divulgação dos resultados da pesquisa eleitoral AM-06369/2024.

O juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Rafael Rodrigo da Silva Raposo, acatou o pedido, e destacou que é necessário respeitar alguns parâmetros para que o cenário não seja alterado e, assim, influenciar de forma errônea o eleitor.

“Em suas razões (ID 122266287), aduz o embargante, em suma, omissão na análise dos documentos ID 122259345, 122259346 e 122259347, pois esses últimos são provas cabais de que os requisitos para divulgação de pesquisa não foram atendidos, e que a inclusão dos dados faltantes, após o prazo legal e ao tempo da decisão embargada, não deve bastar para afastar a irregularidade que macula a pesquisa impugnada.”, diz a nota.

Conforme o documento apresentado pelo PL Manaus, protocolado sob o número 0600104-91.2024.6.04.0062, há indícios de irregularidades e inconsistências referente à própria realização e também ao tratamento dos dados como, por exemplo, inconsistência na metodologia utilizada, ausência de ponderação, o que compromete a autenticidade dos resultados.

Ainda foi apontada a falta de apresentação do Demonstrativo do Resultado do Exercício do ano anterior, em desacordo com a Resolução TSE n.º 23.600/2019.

“Fica ciente a Representada que a suspensão deve permanecer em vigor até ulterior deliberação deste juízo eleitoral, sob pena de multa diária de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), a contar do dia subsequente à efetiva intimação da Representada, no caso de descumprimento”, diz um trecho do documento assinado pelo juiz.

O juiz Rafael Rodrigo da Silva Raposo é responsável pelos registros de candidatura, pesquisas eleitorais, investigações judiciais eleitorais e também pela diplomação dos eleitos.

Articulações

Vale destacar que, nas últimas pesquisas de intenção de voto para prefeito de Manaus, o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) tem crescido nas intenções de voto, enquanto o candidato do PL, Capitão Alberto Neto, não.

Mas ainda assim, Alberto Neto quer manter o nome dele na urna, mesmo aparecendo pouco nas pesquisas, evitando, inclusive, falar da pressão que vive no grupo político dele e, para parecer fortalecido, busca refúgio junto ao ex-presidente Bolsonaro em diversos eventos pelo Brasil.

 

LEIA MAIS: