
Júlio Cesar está de volta ao Rubro-Negro carioca (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)
O goleiro Júlio César está de volta ao Flamengo depois de 14 anos, quando deixou o clube rubro-negro rumo à Internazionale. O anúncio foi feito nesta segunda-feira.

Júlio Cesar está de volta ao Rubro-Negro carioca (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)
Por meio da conta oficial da equipe no twitter, o Flamengo divulgou o acerto com Júlio César e, mais tarde, já na entrevista coletiva, revelou que o contrato será de apenas três meses.
O ex-goleiro da seleção brasileira volta ao seu clube de coração para encerrar a vitoriosa carreira. O jogador de 38 anos usará a camisa 12, historicamente reservada ao torcedor rubro-negro.
Por isso, o presidente Bandeira de Mello fez questão de afirmar que esta exceção foi aberta pois Júlio César está fazendo uma homenagem ao torcedor rubro-negro e ao clube.
Perguntado se haveria a possibilidade de estender o seu vínculo com o Flamengo, Júlio César negou.
“Venho decidido a ficar 3 meses, foi com essas condições que procurei o Flamengo. O clube está bem servido na posição. Tenho uma grande identificação com o torcedor e queria deixar claro que é um projeto de três meses”, afirmou o goleiro.
Em um momento da coletiva, Júlio César fez questão de esclarecer uma polêmica que se criou acerca de seu nome e do Flamengo.
“Queria dizer aqui que saiu algumas declarações falsas na imprensa. O Flamengo nunca me procurou e eu nunca virei as costas ao Flamengo. Isso nunca aconteceu”, disse o jogador.
“Saí daqui chateado, magoado e com quatro meses de salário atrasados em 2004. Mas nunca cobrei um centavo a mais do clube”.
Com a chegada de Júlio César, o Flamengo conta agora com cinco goleiros em seu elenco. Diego Alves, Thiago, César e Gabriel Batista são os outros.
Goleiro chegou ao clube aos 12 anos
O jogador volta ao clube onde chegou aos 12 anos, em 1991, e realizou seu primeiro jogo como profissional em 1997, contra o Botafogo, pela Taça Juiz de Fora. Foi seu primeiro jogo e já o primeiro título, no torneio amistoso. Depois da estreia, Julio foi a campo em alguns momentos em 97 e 98, assumindo a titularidade definitiva em 2000, de onde só saiu para a Europa.
Na sua passagem pelo Flamengo, Julio Cesar conquistou diversos títulos. Foi tricampeão estadual (2000, 2001 e 2004), levou duas Copas dos Campeões (1997 e 2001) e a Copa Mercosul de 1999. Ídolo da torcida, sempre foi apontado como um dos melhores goleiros que já vestiram o Manto Sagrado. Esteve em campo em 284 partidas defendendo o Rubro-Negro. Seu último jogo foi na vitória por 6×2 sobre o Cruzeiro, no Campeonato Brasileiro de 2004
Velho Continente
Na Europa, Julio brilhou com a camisa da Internazionale de Milão. Ganhou tudo o que disputou no time italiano. Cinco títulos da Serie A, três Copas da Itália, quatro supercopas italianas, a Copa dos Campeões e o Mundial de Clubes de 2010. Em 2009, ficou na 21ª posição do prêmio de Melhor Jogador do Mundo.
Depois da Itália, Julio passou pela Inglaterra, Canadá e Portugal, onde foi tricampeão português, além de conquistar duas copas da Liga.
Seleção Brasileira
Julio Cesar foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira em 2002. Em 2003, foi chamado para sua primeira competição, a Copa das Confederações, mas seu primeiro jogo foi apenas em 2004, contra o Chile, pela Copa América. Atuou nas Copas do Mundo de 2006 e 2010, sendo titular na última. Conquistou a Copa América de 2004 e duas Copas das Confederações (2009 e 2013).
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.