Manaus, 21 de março de 2025
×
Manaus, 21 de março de 2025

Cenário

Justiça Eleitoral aceita denúncia contra Nathan Macena e esposa por compra de votos

O casal foi flagrado pela PF tentando embarcar em um avião fretado para Anori, com R$ 61 mil em espécie, que seria recurso público utilizado na campanha de Marcia Macena para deputada estadual.

Justiça Eleitoral aceita denúncia contra Nathan Macena e esposa por compra de votos

(Foto: Reprodução/Redes sociais)

Careiro (AM) – O ex-prefeito de Careiro, Nathan Macena (Republicanos) e a sua esposa, Marcia Macena, foram denunciados pela Justiça Eleitoral do Amazonas por compra de votos e falsidade ideológica nas eleições de 2022. A denúncia foi aceita pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) e publicada no diário de Justiça eleitoral nesta sexta-feira (21).

justica-eleitoral-aceita-denun

(Foto: Divulgação/DOE TRE-AM)

O casal foi flagrado pela Polícia Federal (PF), em 2022, tentando embarcar para o município de Anori com R$ 61 mil em espécie, em um avião fretado no Aeroclube de Manaus, localizado na avenida Nilton Lins, zona Centro-Sul da capital.

Marcia Macena disputava uma vaga na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) pelo partido Republicanos. Ela recebeu 38.181 votos, ficando na terceira posição entre os candidatos mais votados, mas não foi eleita, e ficou somente com a suplência.

Além deles, Maika Miranda Cordeiro, que trabalhava na Prefeitura de Careiro em cargo administrativo, estava com o casal. Ela era quem segurava o dinheiro o momento da abordagem policial.

Na ocasião, o valor estava separado em envelopes com possíveis destinatários identificados como: “Zé Pelado – Canutama”, “Darleson – Tapauá” e “Suzane/Anori”. A circunstância do flagrante reforça a hipótese de que os valores seriam utilizados em atividades ilícitas no contexto eleitoral.

A denúncia aponta que os valores não foram declarados na prestação de contas da então candidata, indicando um possível esquema de financiamento ilícito de campanha, o que pode configurar falsidade ideológica eleitoral.

 

justica-eleitoral-aceita-denun

(Foto: Reprodução/Redes sociais)

Ainda de acordo com o relatório, a quebra de sigilo telefônico apontou que, a partir das interceptações, surgiram elementos que indicam que os recursos da Prefeitura de Careiro poderiam estar sendo desviados para financiar a campanha de Marcia Macena.

Apesar da denúncia ter sido recebida pelo TRE-AM, ainda não há uma decisão final sobre o caso. Agora, os investigados responderão à ação penal e poderão apresentar suas defesas no decorrer do processo.

Leia o relatório do TRE-AM:

 

LEIA MAIS: