Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cenário

Keitton Pinheiro ganha eleições em Coari e mantém família de Adail no poder

Quatro candidatos concorreram ao cargo: Keitton Pinheiro (PP), Mil Mitouso (PSB), Robson Tiradentes Jr. (PSC) e Zé Henrique (PL)

Keitton Pinheiro ganha eleições em Coari e mantém família de Adail no poder

Foto: divulgação

MANAUS, AM – Com mais de 86% dos votos apurados, o candidato Keitton Pinheiro venceu as eleições em Coari neste domingo (5). Representando a família de Adail Pinheiro, Keitton tem mais de 50% dos votos até o fechamento desta matéria. “O povo foi às urnas e mostrou que Coari quer manter o desenvolvimento”, disse após a vitória.

Aproximadamente 44 mil eleitores foram às urnas votar, em 21 locais de votação na zona urbana e 22 na zona rural. O pleito acontece após o mandato de Adail Filho, que venceu as eleições de 2020, ter sido cassado pela Justiça Eleitoral.

Quatro candidatos concorreram ao cargo: Keitton Pinheiro (PP), Mil Mitouso (PSB), Robson Tiradentes Jr. (PSC) e Zé Henrique (PL).

Leia mais: Após cancelar Réveillon, David Almeida é pressionado a usar os R$ 10 milhões para arrumar Manaus

Entenda

Em 2020, o ex-prefeito Adail Filho e o vice-prefeito Keitton Pinheiro haviam sido reeleitos no 1º turno das eleições municipais. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), Adail não poderia comandar a gestão municipal por ser filho do prefeito anterior e já vir de um mandato, acumulando três mandatos seguidos de uma família em descendência direta.

Em 2014 Adail Pinheiro foi cassado pela Justiça. Na ocasião, Raimundo Magalhães assumiu o cargo e completou o mandato. No entanto, em 2016, Adail foi eleito prefeito e reeleito em 2020.

O curto espaço de tempo entre o afastamento do pai e a eleição do filho foi usado como argumento pela defesa do prefeito para alegar que houve ruptura temporal entre os mandados de pai e filho, mas os desembargadores afirmaram que jurisprudências antigas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) mostram que esse argumento não prosperou.

No início de outubro deste ano, o (TSE) manteve a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) em relação à cassação do mandato de Adail Filho.

E com isso, ocorreu uma nova eleição municipal agora em 2021, com a vitória de mais um Pinheiro comandando Coari.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter