Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cidades

Lábrea decreta situação de emergência por conta da cheia nos rios Purus e Ituxi

O período do inverno amazônico vem causando diversas chuvas e, com isso, aumentando o volume de água em vários rios no interior do Amazonas

Lábrea decreta situação de emergência por conta da cheia nos rios Purus e Ituxi

Foto: Reprodução

O município de Lábrea decretou, nesta terça-feira (16), situação de emergência em decorrência da cheia nos rios Purus e Ituxi, além de seus afluentes, que banham a região. O período do inverno amazônico vem causando diversas chuvas e, com isso, aumentando o volume de água em vários rios no interior do Amazonas.

Só nos últimos dias, cerca de 11 cidades decretaram situação de emergência ou calamidade pública. Um exemplo é o município de Boca do Acre, que teve de suspender a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para acontecer nos dias 23 e 24 de fevereiro, em razão da enchente na cidade.

Leia mais: Cheia leva Boca do Acre a decretar calamidade pública e Eirunepé declara emergência

Em Lábrea, a cota linimétrica de emergência é de 21 metros e o município já atingiu o nível de 21,09 metros, conforme dado do último dia 12. A marca histórica atingida na cidade é de 21,79 metros.

As alagações estão atingindo as comunidades das zonas rurais e urbanas, especificamente nos bairros do Centro, Barra Limpa, Bairro da Fonte, Vila Falcão e São José. Nas comunidades, a enchente tem causado prejuízos a moradores ribeirinhos, localizados na Vila Dedé, Seruini, Santa Fé, Lusitânia, Santa Cruz, Hermida, Acimã, São José e Vargem Grande, todas do Rio Purus.