
Koressawa entrou com representação criminal e notícia-crime solicitando a prisão preventiva do ministro Alexandre de Moraes (STF) (Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil)
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, recebeu, através da Lei 4.676, de 31 de outubro de 2018, o título de ‘Cidadão do Amazonas’. A Lei publicada no último dia 31, assinada pelo governador Amazonino Mendes. Pessoalmente, ele só deverá receber a honraria, durante reunião a ser agendada pela Assembeia Legislativa do Amazonas (Aleam), ainda sem data definida.
A proposta foi do deputado estadual Josué Neto (PSD), que justificou que Alexandre foi “um agente público que executou ações importantes para a área da segurança do Amazonas relacionadas ao sistema prisional, logo após a rebelião de janeiro de 2017, no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj)”.

(Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil)
O episódio resultou em dezenas de mortes de mortes durante briga entre facções criminosas rivais, que disputam o comando do tráfico de drogas no Amazonas. À época, o ministro alegou ser um erro atribuir as mais de 50 mortes registradas na rebelião, à briga entre facções, pois seria tratar a questão de uma forma ‘simplista’. Hoje, meses após o episódio, a população e as autoridades entendem que a guerra é real e que se mantém viva nas ruas, fazendo centenas de vítimas na capital e no interior.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.