Manaus, 26 de março de 2025
×
Manaus, 26 de março de 2025

Cenário

Liderança feminina: nova direção do Corecon-AM/RR é empossada

Michele Aracaty assume presidência e Karla Karoline vice-presidência do Conselho Regional de Economia.

Liderança feminina: nova direção do Corecon-AM/RR é empossada

Liderança feminina: nova direção do Corecon-AM/RR é empossada (Foto: divulgação/Corecon-AM/RR)

Manaus (AM) – Na noite desta sexta-feira (14), foi realizada a cerimônia de posse da nova gestão do Conselho Regional de Economia (Corecon AM/RR) para este ano. A pós-doutora Michele Aracaty assumiu a presidência, enquanto Karla Karoline Martins foi empossada como vice-presidente. A cerimônia também marcou a entrada dos novos conselheiros e conselheiras eleitos para o triênio 2025-2027.

A solenidade ocorreu no Auditório Deputado Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), no bairro Flores, zona Centro-Sul. Michele Aracaty, agora presidente do Corecon, se tornou a terceira mulher a ocupar o cargo desde a fundação da instituição, em 1971, marcando um avanço significativo na representatividade feminina na liderança de importantes entidades econômicas do estado.

A nova presidente do Corecon-AM/RR, Michele Aracaty, destacou que um dos principais desafios da gestão será retomar pautas que foram deixadas de lado ao longo dos anos, incluindo a pesquisa sobre o valor da cesta básica.

“Vamos retomar também o Corecon Acadêmico e promover eventos científicos na área de economia, como a Semana do Economista e o Encontro de Economistas da Amazônia Legal (Enam). Esses eventos vão reunir economistas da Amazônia Legal para debater, entre outros temas, o posicionamento da categoria em relação à COP30, que será realizada em Belém em novembro”, destacou Aracaty.

A vice-presidente Karla Karoline Martins, que também é gerente operacional da Companhia Amazonense de Desenvolvimento e Mobilização de Ativos (Cada), enfatizou o compromisso da nova diretoria com o fortalecimento da classe econômica e a busca por soluções inovadoras.

“Procuramos soluções, projetos e respostas, muitas vezes não modeladas, mas que nós, enquanto economistas, precisamos ter hábitos para desenvolvê-las. Então, contem conosco, temos muito a fazer. Inclusive, amanhã temos um café econômico. Enquanto comissão, queremos trazer essa conversa, essa discussão e essa prerrogativa para o Estado do Amazonas. O Corecon está aberto para ouvir, assim como a nova presidente”, destacou Karla Martins.

Durante a cerimônia, foi realizada a palestra “Pacto Econômico com a Amazônia frente às mudanças climáticas: rumo à COP30”, apresentada pelo reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor doutor Sylvio Puga. Autoridades importantes participaram do evento, como por exemplo, Serafim Corrêa, titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) que entregou o termo de posse à nova presidência e destacou a importância do Corecon-AM/RR para o fortalecimento da classe econômica e para o debate de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento regional.

Sobre a presidenta e vice

Além de professora, Michele Aracaty também é pesquisadora e escritora, com vastas obras na área do desenvolvimento regional e da biodiversidade amazônica. Em 2024, foi agraciada com o honroso título de Economista do Ano, concedido pelo Corecon, não apenas pela excelência profissional, mas também pelo comprometimento com o fortalecimento da profissão e da sociedade.

Ao longo de sua trajetória, ela atuou na área de consultoria econômica e, como docente, na orientação de inúmeros trabalhos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, além de projetos de Iniciação Científica e de Extensão. Esteve no cargo de vice-presidenta do Corecon-AM em 2021, tendo a missão de coordenar o XII Encontro das Entidades de Economistas da Amazônia Legal (Enam). Nesse mesmo ano, foi homenageada com a Cruz do Mérito da Economia, da Câmara Brasileira de Cultura do Amazonas, tornando-se “Dama Comendadora”.

Ela ainda é membro do Comitê Amazonas de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), da Ordem dos Economistas do Brasil (OEB) e do Fórum de Estudos Econômicos e Sociais para o Desenvolvimento Sustentável (Focos). Além de membro na direção da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober) onde coordena o GT 07 – Desenvolvimento Regional, Territorial e Regional desta instituição, como ainda ocupa a cadeira de número 71 da Academia de Literatura, Artes e Cultura da Amazônia (Alaca). Em 2022, recebeu premiação do 22º Prêmio Cidade de Manaus; no ano seguinte, o Prêmio “Pena de Ouro”, entregue pela Alaca a algumas personalidades da cidade, dentre seus membros “imortais”, em 2024, foi agraciada pela Câmara Municipal de Manaus com o Honra ao Mérito em Alusão ao Dia Internacional da Mulher e neste início de 2025 recebeu a Medalha de Ouro Cidade de Manaus, também pela Alaca.

Já Karla Karoline é Economista e bacharela em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas, com MBA em Gestão de Projetos pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Atua no setor público com elaboração e avaliação de políticas públicas e gerenciamento de projetos, passando por pastas como Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. Atualmente, exerce o cargo de gerente Operacional na Companhia Amazonense de Desenvolvimento e Mobilização de Ativos.

Sobre os conselheiros

Os conselheiros serão empossados para o triênio 2025-2027, sendo eleitos por meio de voto direto da categoria. Conselheiros efetivos: Michele Lins Aracaty e Silva, Márcio Paixão Ribeiro e Elson Andrade Pereira Junior; e conselheiros suplentes: Lucas Matheus Menezes Mendonça, Marcelo Magaldi Alves e Denise Kassama Franco do Amaral.

 

LEIA MAIS: