Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Economia

Lojistas comentam movimentação de fim de ano no Centro

Comerciantes declararam que no mesmo período do ano passado o público era maior. A expectativa é que as vendas aumentem nos próximos dias

Lojistas comentam movimentação de fim de ano no Centro

(Márcio Silva / Amazonas1)

As datas comemorativas de fim de ano aquecem o comércio do Centro da cidade de Manaus, e o Amazonas1 foi na tarde desta quinta-feira, 19, conferir de perto a movimentação dos consumidores, as saídas de mercadorias dos comerciantes e o apoio que a Polícia Militar oferece para o público que busca segurança na hora de ir as compras. 

Os comerciantes declararam que no mesmo período do ano passado o público era maior, mas esperam  que o fluxo de clientes ainda nessas datas aumente, pois muitos acabam deixado as compras para cima da hora.

“Os clientes neste ano anteciparam os seus presentes e suas roupas de natal e ano novo, para não enfrentarem tumulto próximo da data. Nós estamos tendo uma movimentação boa e esperamos que até as datas comemorativas aumente. Em relação ao ano passado, as vendas estão menores, apesar que já estamos perto de alcançarmos nossa meta”, disse Vânia da Silva, gerente de uma loja de roupas no Centro da cidade. 

A camelô Rosa Oliveira, que trabalha com vendas de vestuário há 7 anos, também comentou o fluxo menor de pessoas no Centro, porém informou que suas vendas estão sendo satisfatórias. “Os clientes estão procurando mais presente e minhas vendas estão saindo bem, mesmo com a movimentação baixa, mas o que sempre ocorre são as pessoas comprando em cima da hora”, informou Rosa. 

O professor Ronaldo Teixeira aproveitou suas férias para realizar suas compras de fim de ano, e garantiu que os preços estão bons. “Hoje eu vim comprar as minhas vestimentas de fim de ano, todo ano eu venho. Neste dia eu achei bem agitado as coisas por aqui, mas eu já consegui realizar minhas compras e também levar presente para o pessoal de casa. Os preços estão bons”, declarou. 

Ronaldo Teixeira aproveitou as férias para realizar as compras no Centro de Manaus (Márcio Silva / Amazonas1)

“Cuidados”

Devido a busca da população para o  comércio no Centro da cidade neste período, o fluxo intenso de consumidores acaba se tornando um momento oportuno para assaltos. Como forma de ajudar a população que pretende realizar suas compras com segurança, a Polícia Civil do Amazonas adaptou uma “delegacia móvel”, localizada na avenida Eduardo Ribeiro, para prestar apoio em casos de ocorrências de furto, roubo e outros tumultos.

(Márcio Silva / Amazonas1)

A base da “delegacia móvel”, que funciona em um ônibus adaptado, conta com um delegado, investigador e escrivão, para o atendimento de ocorrências na área, com realização de boletins de ocorrência, e realizando diligências no sentido de capturar o meliante. Além do posto, policiais militares realizam a escolta na área e viaturas volantes.

“O consumidor que vier ao Centro precisa saber que ele tem que tomar muito cuidado, e não facilitar usando ostensivamente o seu celular, até mesmo quando for chamar um aplicativo de mobilidade urbana. Em caso de ocorrências, temos a delegacia móvel em um ponto estratégico, onde a pessoa que por uma infelicidade sofrer um assalto nas redondezas, pode nos procurar que iremos realizar o boletim de ocorrência (BO). Sendo possível nós até realizamos uma diligência no sentido de capturar o meliante, e acionamos a Polícia Militar”, disse João Ferreira Neto, delegado plantonista da base.

“Delegacia Móvel” (Foto: Márcio Silva)