Manaus, 7 de maio de 2024
×
Manaus, 7 de maio de 2024

Política

Lula chora em diplomação e afirma que o povo recuperou a democracia

O presidente eleito se emocionou ao relembrar cerimônia de diplomação em 2002

Lula chora em diplomação e afirma que o povo recuperou a democracia

Lula se emociona em cerimônia de diplomação e se torna o 39º Presidente do Brasil. (Foto: Reprodução/ Youtube/ BandNews)

BRASÍLIA – O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) foram diplomados nesta segunda-feira (12) no plenário no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Lula se emocionou ao discursar, lembrando da sua primeira diplomação em 2002.

“Quero agradecer ao povo pela honra de presidir pela terceira vez o Brasil. Na minha primeira diplomação, em 2002, lembrei da ousadia do povo em conceder para alguém tantas vezes questionado por não ter diploma universitário, o diploma de presidente da República”, afirmou Lula.

O petista relembrou também momentos difíceis em que viveu quando estava preso em Curitiba (PR), sob acusações da operação Lava Jato. Essa é a terceira diplomação que recebe como presidente da República: “O que eu passei nesses últimos anos, estar aqui agora, é a certeza que Deus existe”, disse o presidente eleito. 

Leia mais: Parlamentares do AM participam da diplomação de Lula em Brasília

Durante o rápido discurso, Lula se dirigiu nominalmente aos líderes do Congresso e do Poder Judiciário agradecendo a presença de todos na cerimônia. O petista cita que diploma mais importante que o povo brasileiro reconquistou foi o direito de viver em uma democracia.

“Esse diploma não é do Lula presidente, mas de parcela significativa do povo que conquistou o direito de viver em democracia. Vocês ganharam esse diploma”, disse Lula.

O diploma foi entregue pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes. Lula se torna o 39º Presidente do Brasil. A cerimônia de posse acontece no próximo dia 1º de janeiro de 2023.