Manaus, 23 de junho de 2024
×
Manaus, 23 de junho de 2024

Política

Lula conversa com Putin e recusa convite para fórum na Rússia

De acordo com Lula, ele reiterou ao líder russo a disposição do Brasil de conversar com os lados envolvidos na guerra da Ucrânia.

Lula conversa com Putin e recusa convite para fórum na Rússia

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Brasília (DF) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, nesta sexta-feira (26), com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. De acordo com Lula, ele reiterou ao líder russo a disposição do Brasil, junto com Índia, Indonésia e China de conversar com os lados envolvidos na guerra da Ucrânia.

Por sua vez, Putin confirmou que a Rússia está aberta ao diálogo sobre a Ucrânia, disse o Kremlin.

Lula ainda recusou convite para o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, que ocorre anualmente na cidade russa.

“Conversei agora por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Agradeci a um convite para ir ao Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, e respondi que não posso ir a Rússia nesse momento, mas reiterei a disposição do Brasil, junto com a Índia, Indonésia e China, de conversar com ambos os lados do conflito em busca da paz”, escreveu Lula nas redes sociais.

“O presidente da Rússia fez uma avaliação fundamental do desenvolvimento da situação em torno da Ucrânia, ao mesmo tempo em que confirmou a abertura do lado russo ao diálogo na via política e diplomática, que ainda está bloqueada por Kiev e seus patrocinadores ocidentais”, acrescentou o Kremlin em nota.

“Alguns aspectos atuais da parceria estratégica russo-brasileira foram discutidos, e o interesse mútuo foi expresso em seu desenvolvimento progressivo e no aprofundamento da cooperação prática em vários campos. A conversa foi construtiva e informativa”, completou.

(*) Com informações da CNN Brasil

LEIA MAIS: