Manaus, 11 de maio de 2024
×
Manaus, 11 de maio de 2024

Política

Lula convida Putin para cúpula do G20 no Rio de Janeiro

Presidente russo porém deve avaliar pedido, uma vez que este tem mandato de prisão em aberto

Lula convida Putin para cúpula do G20 no Rio de Janeiro

Brasília (DF) – O Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou esta semana que vai convidar o presidente russo, Vladimir Putin, para a Cúpula do G20 no Rio de Janeiro, em novembro de 2024, mas avisou que o seu país tem responsabilidades perante o Tribunal Penal Internacional (TPI). A informação é do jornal O Globo.

“Putin vai ser convidado, venha ou não, ele tem um processo [no TPI], tem de avaliar as consequências. Não sou eu quem pode dizer isso. É uma decisão judicial e um presidente da república não julga decisões judiciais, cumprindo-as ou não”, disse Lula ao O Globo

“Se [Putin] vier, sabe o que vai suceder. Pode acontecer ou não. Ele não faz parte desse tribunal, não é signatário, nem os Estados Unidos. O Brasil faz. Como o Brasil é signatário, o Brasil tem responsabilidades”, acrescentou o petista

Em março de 2023, um ano após a invasão russa da Ucrânia, o TPI emitiu um mandado de detenção contra Vladimir Putin por crimes de guerra relacionados com a deportação forçada de crianças ucranianas.

O mandado fez com que o Presidente russo, por exemplo, não participasse presencialmente na reunião dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que se realizou na cidade sul-africana de Joanesburgo, em agosto passado.

Em setembro, Lula da Silva anunciou que convidaria Putin para a próxima cúpula do G20, programada para novembro do próximo ano, no Rio de Janeiro. A oposição fez críticas  a Lula por ele assegurar a Putin que não seria preso.

LEIA MAIS: