Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Política

Lula e Bolsonaro discutem a Amazônia com dados sobre o desmatamento

Taxas de desmatamento foram citadas por Bolsonaro para atacar o candidato petista

Lula e Bolsonaro discutem a Amazônia com dados sobre o desmatamento

(Foto: Reprodução)

SÃO PAULO – A Amazônia foi um dos temas abordados durante o debate dos candidatos à presidência na TV Bandeirantes, neste domingo (16). Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) falaram sobre propostas para região e discutiram sobre as taxas de desmatamento na Amazônia.

O candidato petista afirmou que, caso seja eleito, vai fazer acordos para investir em pesquisas na Amazônia para assim explorar a riqueza da região de maneira “correta e coerente”. Lula ainda afirmou que irá criar o Ministério dos Povos Originários e que indígenas vão indicar um ministro.

Leia mais: Debate tem troca de farpas Lula e Bolsonaro: ‘você é o rei da estupidez’

Em resposta ao candidato petista, o atual presidente disse que “Lula quer dividir a nossa biodiversidade” e que o desmatamento no governo petista foi maior que no dele. Bolsonaro ainda chamou o público para pesquisar sobre o tema.

Conforme dados apurados por agências de jornalismo, o desmatamento acumulado na Amazônia nos primeiros três anos do governo Lula (2003 a 2005) foi realmente maior que o dobro do período entre 2019 a 2021, primeiros três anos do governo Bolsonaro.

No entanto, a taxa herdada pelo petista ao assumir o governo foi quase o triplo da que Bolsonaro encontrou ao assumir a presidência. Enquanto, sob o governo Lula, o índice passou a cair a partir de 2005.

Economia

Apesar do tema Amazônia ter sido um dos destaques do debate, os presidenciáveis deixaram a economia da região de fora da discussão. Nem Lula nem Bolsonaro falaram sobre propostas para a Zona Franca de Manaus (ZFM) ou se aprofundaram sobre alternativas econômicas que podem ser desenvolvidas na região.