
Lula em Manaus durante campanha de 2022 - (Foto: Ricardo Stuckert)
Manaus (AM) – Temendo possíveis hostilidades, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem evitado viajar para estados onde foi derrotado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022, como Mato Grosso, Goiás e Santa Catarina.
No Amazonas, apesar de ter perdido em Manaus, Lula venceu na maioria dos municípios amazonenses, ainda assim, tem evitado visitar o estado.
Até o momento, o presidente não apareceu em Manaus, nem mesmo para apoiar a campanha do pré-candidato a prefeito de Manaus pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Marcelo Ramos. Nos bastidores políticos, comenta-se haver a expectativa de que Lula visite Manaus antes da realização das convenções municipais.
A última vez que Lula esteve no Amazonas foi em agosto do ano passado, quando visitou Parintins para o relançamento do Programa Luz Para Todos. Na ocasião, ele também inaugurou a interligação de municípios amazônicos ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e assinou o decreto de interligação elétrica dos países da América do Sul. Ainda havia sido cogitada a presença dele no 57º Festival Folclórico de Parintins, mas acabou cancelando a viagem. O motivo foi a tragédia no Rio Grande do Sul.
O ex-deputado federal e pré-candidato a vereador, José Ricardo (PT), afirma que o presidente Lula não está fazendo distinção partidária em suas visitas aos estados brasileiros.
“Ele está indo a vários estados do Brasil e não tem essa dificuldade. Às vezes, há o adiamento de algum evento, mas ele está indo a todos os lugares, inclusive onde Bolsonaro ganhou. Não vejo nenhuma questão relacionada ao fato de terem apoiado Bolsonaro. O governo Lula é um sucesso e está beneficiando todos os estados com aumento do PIB, geração de empregos, alta nas exportações, controle da inflação, aumento do salário mínimo e investimentos em infraestrutura”, frisou.
José Ricardo ressaltou que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) tem obras planejadas e em execução em todos os estados, independentemente de quem venceu as eleições. “O Lula não está preocupado em fazer divisões. O lema já fala de ‘União e Reconstrução’; portanto, ele não tem problema nenhum”, pontuou.
Campanha eleitoral
Sobre o Amazonas, José Ricardo afirmou que os militantes do PT aguardam a visita de Lula. Zé Ricardo mencionou que havia a expectativa de que Lula viesse durante o Festival de Parintins, o que não ocorreu.
“Compreendemos a agenda dele, que teve compromissos internacionais no ano passado e muitos países abriram portas com novos investimentos, inclusive, com recursos para a Amazônia. Estamos na expectativa de que ele venha ao Amazonas, especialmente no período eleitoral, para apoiar nossa pré-candidatura e a de Marcelo Ramos”, disse.
Opinião do especialista
Para o cientista político Carlos Santiago, o presidente Lula, eleito por todo o Brasil, não deve condicionar suas visitas a estados e municípios apenas com base na densidade eleitoral.
“O Lula é o presidente de todos os brasileiros e deve buscar o bem comum. As visitas de um presidente da República são importantes para estar próximo da população e unir a sociedade por meio de políticas públicas”, afirmou.
Santiago destacou, ainda, que o ex-presidente Bolsonaro deve respeitar o vencedor da eleição, permitindo que Lula realize suas reuniões e movimentações políticas.
“A Constituição garante a liberdade de manifestação, desde que não haja ações contra a democracia. Embora haja divisões políticas e ideológicas, o presidente da República deve buscar estar próximo da população”, disse.
O Portal AM1 tentou contato com o presidente estadual do PT, deputado estadual Sinésio Campos, a fim de saber se há previsão de vinda do presidente Lula a Manaus; mas não obteve resposta. O espaço segue aberto para novas alegações.
LEIA MAIS:
- Lula e Haddad se reúnem no Alvorada para discutir política fiscal
- Aprovação de Wilson Lima é maior que a de Lula em Manaus, aponta pesquisa
- Alberto Neto pega carona com Bolsonaro para evento com presidente da Argentina
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.