Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Política

Lula ironiza Dallagnol e cria Power Point para dizer que é vítima: ‘vida devassada’

A equipe de Lula, que está cotado para as eleições presidenciais de 2022, imitou a postura que deu início à Operação Lava jato

Lula ironiza Dallagnol e cria Power Point para dizer que é vítima: ‘vida devassada’

Foto reprodução

Assim que o ex-procurador Deltan Dallagnol foi condenado pelo Superior Tribunal de Justiça, devido à apresentação em um Power Point nas investigações da Operação Lava Jato, a assessoria do Lula (PT) fez uma publicação no Twitter com uma montagem semelhante para debochar da situação.

Na postagem, a montagem contava com termos como “Moro Suspeito”, “Família Atacada”, “Processos Anulados”, entre outros. E ao lado a frase: “A inocência de Lula passo a passo”. Referindo-se aos processos suspensos ou anulados contra o ex-presidente.

O Supremo determinou que Dallagnol pagasse uma indenização a Lula por danos morais devido à apresentação do Power Point que ligava o petista a diversas situações e pessoas.

A indenização ficou fixada no valor de R$ 75 mil, mas, com os juros e correções monetárias, o valor poderia chegar aos R$ 100 mil.

Dallagnol afirmou que irá recorrer da decisão e também demonstrou indignação com o julgamento.

“A Lava Jato acabou. O combate à corrupção está virando cinzas. Corruptos que tiveram seus casos anulados pelo STF, querem voltar às urnas. Procuradores são punidos por fazerem seu trabalho”, afirmou Dallagnol.

Foto: Reprodução

Leia mais Omar Aziz cobra promessa de Bolsonaro para reeditar decreto que prejudica Polo Industrial de Manaus

A equipe de defesa do ex-presidente afirmou, por meio de um comunicado, que a decisão da Justiça seria uma vitória do Estado de Direito e uma forma de incentivar qualquer cidadão a combater o abuso de poder e o uso indevido das leis.

“Lula não praticou qualquer ato ilegal antes, durante ou após o exercício do cargo de Presidente da República e tem status de inocente, conforme [..] 24 julgamentos favoráveis ao ex-presidente, realizados nas mais diversas instâncias”, disse a defesa.

A indireta

O Power Point foi apresentado em setembro de 2016 para divulgar as primeiras denúncias da Lava Jato sobre um suposto esquema de corrupção envolvendo o tríplex no Guarujá.

Deltan, na época, afirmou que Lula seria o comandante máximo de todo o esquema. Em 2022, a equipe de Lula, que é pré-candidato a presidente neste ano, tomou a mesma posição que o procurador como forma de comemoração.