Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Brasil

Lula sobrevoa região atingida pelas chuvas em SP após 36 mortes

As chuvas persistentes causaram bloqueio de estradas, queda de barreiras, inundações, deslizamentos e desabamentos

Lula sobrevoa região atingida pelas chuvas em SP após 36 mortes

Cidade do litoral paulista foi atingida por temporais que superaram 600 milímetros em menos de oito horas (Foto: Reprodução/Agência Brasil)

SÃO PAULO – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca na manhã desta segunda-feira (20) no município de São Sebastião (SP) para visitar as áreas afetadas pelas chuvas. Ele estará acompanhado de ministros, como a do Planejamento, Simone Tebet, e o de Comunicação, Paulo Pimenta.

De acordo com a agenda divulgada à imprensa, Lula chegará às 10h em São José dos Campos (SP) e fará um sobrevoo na região do Litoral de São Paulo.

Às 10h30, o presidente vai se reunir com lideranças e autoridades locais, no Teatro Municipal de São Sebastião, no centro da cidade do litoral norte paulista. Em seguida, Lula fará atendimento à imprensa.

Chuvas causam estado de calamidade pública

Portaria do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, publicada em edição extra do Diário Oficial da União desse domingo (19), reconhece estado de calamidade pública no município de São Sebastião (SP).

A cidade do litoral paulista foi atingida por temporais que superaram 600 milímetros em menos de oito horas. Pelo menos 36 pessoas morreram.

As chuvas persistentes causaram bloqueio de estradas, queda de barreiras, inundações, deslizamentos, desabamentos e afetaram o abastecimento de água e energia. Uma criança morreu no município de Ubatuba, também no litoral de São Paulo.

Segundo a Defesa Civil de São Paulo, três cidades do litoral norte de São Paulo registraram, nas últimas 24 horas, o volume de chuva esperado para todo o mês de fevereiro. Em São Sebastião, o volume nas últimas 24 horas foi o dobro da média esperada para o mês.

LEIA MAIS: