Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Brasil

Lula sugere a Biden reunião do G20 para distribuição justa de vacinas

Lula ainda ressaltou que os EUA têm mais doses de vacina do que o necessário para sua população, por isso, poderiam doar o excedente para outros países, incluindo o Brasil

Lula sugere a Biden reunião do G20 para distribuição justa de vacinas

Foto: reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em entrevista à rede norte-americana CNN nesta quarta-feira (17/3). O petista pede que o norte-americano promova uma distribuição justa das vacinas contra a Covid-19. O brasileiro ainda sugeriu a Biden que convoque uma reunião do G20. “É urgente chamar os principais líderes mundiais e colocar na mesa um só assunto: vacina, vacina, vacina”, disse.

Lula ainda ressaltou que os EUA têm mais doses de vacina do que o necessário para sua população e, por isso, poderiam doar o excedente para outros países, incluindo o Brasil.

Leia mais Empresário que ameaçou Lula é identificado e vai depor em SP

“Estou sabendo que os Estados Unidos têm vacina e não estão usando toda essa vacina. E essa vacina, poderia ser, quem sabe, doada ao Brasil, ou a outros países mais pobres que o Brasil e não podem pagar por ela”, afirmou. Segundo o petista, o tema tem que entrar na pauta do G20, grupo formado pelos representantes das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia.

O ex-presidente também comentou sobre insatisfação com a pandemia no Brasil: “A responsabilidade dos líderes internacionais é enorme, então estou pedindo ao presidente Biden que faça isso, porque não posso. Não acredito em meu governo [Bolsonaro] . E, também, não poderia pedir isso para Trump, mas Biden é um alento para a democracia no mundo”.

(*) Com informações do Metrópoles