Manaus, 12 de maio de 2024
×
Manaus, 12 de maio de 2024

Brasil

Macapá volta a registrar falta de energia e 200 mil ficam sem luz

De acordo com o governo local, a falta de luz dessa noite não tem relação com o apagão ocorrido durante o mês de novembro

Macapá volta a registrar falta de energia e 200 mil ficam sem luz

AP - APAGÃO/AMAPÁ/INCÊNDIO/SUBESTAÇÃO - GERAL - Vista do apagão que assola há quase 48h em Macapá e também em 13 dos 16 municípios do estado do Amapá, na noite desta quinta-feira (5). Por conta do desabastecimento de energia, o prefeito de Macapá, Clécio Luís, decretou no final da tarde estado de calamidade pública na capital por 30 dias. O apagão foi resultado de um incêndio em uma subestação de energia na capital na noite de terça-feira (3). 05/11/2020 - Foto: GABRIEL PENHA/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Mais de 200 mil moradores da zona norte de Macapá, capital do Amapá, ficaram sem luz na noite desse domingo (27). O apagão foi provocado por problema em uma subestação da região.

De acordo com o governo local, a falta de luz dessa noite não tem relação com o apagão ocorrido durante o mês de novembro, quando 14 das 16 cidades do Estado conviveram com instabilidade no fornecimento de energia.

Naquela ocasião, houve incêndio em uma subestação de Macapá, administrada pela LMTE (Linhas de Macapá Transmissora de Energia), que danificou dois dos três transformadores existentes, resultando no apagão. O 3º transformador está em manutenção desde dezembro de 2019.

A nova falha ocorreu na subestação Macapá II, por volta das 16h de domingo (27). A energia foi reestabelecida parcialmente até a noite de domingo.

A CEA (Companhia de Eletricidade do Amapá), estatal responsável pela distribuição da energia no Estado, confirmou que houve uma “pane” na subestação que fica na zona norte da capital.

Em nota, disse que o fornecimento foi restabelecido parcialmente depois de duas horas da interrupção. Laudos preliminares apontam que houve um problema no sistema que conecta os alimentadores da subestação. No entanto, bairros como Jardim I e Jardim II, Infraero II e Parque dos Buritis ficaram ao menos 4 horas sem luz.

 

*Informações Poder 360